Publicado em 22/09/2022

Geotagging: o que é, como utilizar e benefícios dessa tecnologia

Geotagging: o que é, como utilizar e benefícios dessa tecnologia

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
geotagging

Dentro das tendências de geomarketing, o geotagging é uma das mais relevantes e com maior potencial para as empresas. Envolve uma simples configuração que pode gerar insights importantes, bem como um aproveitamento de dados de possíveis clientes.

Em suma, a companhia pode montar uma base riquíssima de dados geográficos que auxiliam na gestão e na tomada de decisões para expansão de negócios.

Assim, por exemplo, é viável descobrir onde abrir novas lojas, locais com maior concentração de consumidores qualificados e outras informações.

Por isso, é fundamental entender esse conceito e saber suas implicações para alavancar seus processos. Saiba mais com este artigo.

O que é geotagging?

Uma definição de geotagging pode ser a marcação de coordenadas e informações geográficas em um algum tipo de arquivo, um metadado que ajuda sistemas posteriormente.

Em uma imagem, por exemplo, uma pessoa pode adicionar uma informação como essa para conferir onde ela foi tirada em um mapa. É possível então montar um mapa interativo com todas as suas fotos exatamente nos locais onde foram registradas.

Também há quem defina a gestão de tags como uma estratégia que envolve a ação dos clientes, como quando eles fazem check-in em algum local e automaticamente isso é postado em redes sociais.

É uma forma de gerar informação sobre a localização dos clientes para a plataforma (o que pode ser vendido para campanhas de marketing depois).

o que é geotagging

Já quando pensamos em empresas, precisamos ajustar um pouco a definição. Geotagging passa a ser uma estratégia do leque do geomarketing que consiste em aproveitar dados geográficos para tomada de decisão e para alcançar mais clientes.

Da mesma forma, é uma técnica que envolve configuração dos conteúdos da própria empresa para encontrar as pessoas certas por meio de motores de busca e das redes.

Como funciona o geotagging?

Quando o cliente gera dados sobre localização, ele constrói uma base de insights interessantes que podem ser reunidos para análise.

Por exemplo, se várias pessoas fazem marcações em um determinado local da cidade, com fotos consumindo algo, é fácil concluir que aquela região apresenta uma concentração maior de consumidores.

Com isso, a empresa pode até mesmo ir além nos filtros e entender os dias de maior concentração.

Por outro lado, a empresa que define e faz marcações em seu site, utilizando informações sobre a localização da sua sede, por exemplo, consegue aparecer para as pessoas certas nas pesquisas do Google.

O buscador utiliza esses dados para mostrar ao cliente quais são os negócios próximos a ele sempre que há uma pesquisa segmentada para locais. É o chamado SEO local.

Ou seja, a partir das tags de marcação, várias partes conseguem aproveitar dados ricos para melhorar suas estratégias.

Como utilizar o geotagging corretamente?

É preciso entender o potencial e os benefícios dessa estratégia, bem como saber como posicionar a sua empresa nesse universo. O ideal é lançar mão de outras táticas de geomarketing, como o geofencing, para uma tática coordenada.

Da mesma forma, é importante usar sistemas analíticos e soluções que gerenciam dados geográficos para transformar em insights.

Essas soluções permitem manipular mapas e fazer filtros que ajudam a entender de fato como a empresa pode atuar. Além disso, é viável prever os impactos positivos e negativos de cada ação.

Geotags: quais os benefícios de utilizá-las?

Vamos agora analisar os benefícios de aplicar gestão de tags em uma estratégia da empresa.

Melhoria no engajamento de clientes com a marca

Um dos benefícios verificáveis é a melhoria no engajamento dos clientes. A empresa pode aproveitar para instigar o uso de geotagging nas redes, por exemplo, como uma forma de garantir maior conexão das pessoas com a companhia.

Além disso, o engajamento é contagioso: os outros consumidores, mesmo os que não estão ainda conectados com a marca, se sentirão impelidos a conhecer melhor os produtos/serviços.

Maior visibilidade online

Quando se trabalha com o geotagging como uma forma de melhorar o SEO local, o resultado natural é maior visibilidade da empresa nos meios virtuais.

Em suma, a empresa aparece para mais pessoas e para as pessoas certas, as que realmente procuram por uma empresa na região e estão dispostas a comprar alguma coisa. Isso permite que mais clientes entrem em contato e visitem lojas, por exemplo.

Melhores decisões para expansão

Como já foi pontuado, o geotagging também funciona como um gerador de dados para a empresa.

Caso a marca use uma solução de geomarketing, por exemplo, pode coletar informações sobre o comportamento dos usuários, com base nas localizações das tags, para entender como personalizar as abordagens e fidelizar essas pessoas.

A Geofusion é especialista em soluções como essas. Oferecemos o OnMaps, um software de inteligência geográfica líder no mercado para ajudar na expansão das empresas.

Conheça as melhores estratégias para utilizar o geotagging em seu negócio

Agora, é a hora de explorar as técnicas práticas que a empresa pode adotar para impulsionar essa estratégia.

estratégias para utilizar geotagging

Nas redes sociais

Nas redes, a marca pode incentivar o uso de hashtags criadas por ela que tragam alguma relação com a localização geográfica. Além disso, podem estimular fotos dos clientes com a marcação do local para facilitar as buscas de outros usuários.

A criação de ofertas e campanhas ajuda nisso. Elas servem como uma maneira de fazer os consumidores perseguirem uma recompensa.

Google Meu Negócio

Outra importante solução é configurar o Google Meu Negócio, uma ferramenta que ajuda em pesquisas locais.

Ao definir informações sobre seu negócio, como localização, horário de funcionamento, sede e outras questões, você facilita para as pessoas encontrarem informações claras sobre como encontrar seu negócio.

Arquivos com geotagging no site

Ao trabalhar com imagens que apresentam informações de localização no site, o Google vai entender que a empresa deseja se posicionar bem para pesquisas associadas com aquela região. Então, essa é uma forma de melhorar o SEO local sutilmente.

Trabalhar com localização em mídia paga

Além disso, é viável usar a mídia paga do Google e de outros sites para mostrar resultados de anúncios quando uma pesquisa local for feita ou quando o usuário estiver navegando.

Para fazer isso, é preciso segmentar exatamente quais regiões você quer atingir com a campanha.

Para saber quais são as mais interessantes, você precisa de um trabalho de geomarketing anterior, um estudo das partes mais lucrativas da cidade/estado/país para seu negócio.

Se você deseja usar a inteligência geográfica para entender seus clientes e tomar melhores decisões de negócio, confira as nossas soluções!

O geotagging é uma fonte de informações úteis e poderosas para empresas. Ao investir na gestão de dados geográficos, é viável melhorar a tomada de decisão e a personalização das abordagens para chegar a mais clientes — sobretudo, os clientes certos.

Quando se fala em soluções de Geomarketing otimizadas para ajudar no crescimento da sua empresa, a Geofusion é a parceria que você precisa.

Nova call to action

Tags
Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing