Publicado em 19/12/2023

Formatação de franquias: Veja como transformar o seu negócio

Formatação de franquias: Veja como transformar o seu negócio

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:

Quando se trata de fazer um planejamento para formatação de franquias, os aspectos geográficos têm grande impacto nos resultados obtidos no ponto comercial.

Isso porque, além da análise de franqueabilidade, da viabilidade financeira, jurídica e de todas as fases que envolvem esse processo, também é necessário se atentar ao que de fato trará retorno à empresa: o público-alvo.

Para melhor entendê-lo e encontrar o local mais próximo a ele, convém saber onde, de fato, ele está. Mas mais do que isso, estudar o entorno da unidade é crucial para que haja êxito na expansão.

Afinal, torna-se possível manter uma distância mais saudável dos concorrentes, evitar canibalização, aproveitar oportunidades decorrentes da dinâmica da região e muito mais.

A seguir, saiba como a inteligência geográfica é ideal para esse planejamento.

formatacao-de-franquias

O que é formatação de franquia?

A formatação de franquias é um método que envolve a preparação da sua empresa para a concessão de franquias de maneira legal e profissional. 

Esse sistema permite que o empreendedor compartilhe parte dos lucros dos franqueados sem a necessidade de arcar com os custos de instalação de novas filiais ou de gerir as operações de cada estabelecimento.

Essa abordagem permite que a expansão do negócio seja feita de forma padronizada e consistente. Afinal, os consumidores desejam encontrar a mesma qualidade de serviço e os mesmos produtos em cada unidade de uma franquia.

Vantagens de expandir com a formatação de franquias

Expandir por meio da formatação de franquias é algo que oferece diversas vantagens para os empreendedores. Algumas delas incluem:

  • Expansão da marca: quando uma empresa passa pelo processo de formatação de franquia, isso permite uma grande expansão da marca. Afinal, cada unidade da rede leva a reputação dela para diferentes lugares. 
  • Rentabilidade: assim como a companhia cresce em número de unidades da franquia, a rentabilidade do negócio também aumenta. Ao longo do tempo, a empresa que se expande por franquias amplia seus lucros com as taxas que cada unidade remunera a franqueadora.
  • Acesso a novos mercados: através dos franqueados, a empresa pode entrar em novos mercados geográficos sem a necessidade de investir diretamente em cada localidade. Isso também fortalece a marca e aumenta o reconhecimento dos consumidores.
  • Inovação e melhoria contínua: a troca de experiências entre franqueadora e franqueados estimula a inovação e a busca contínua por melhorias nos processos.
  • Foco na gestão estratégica: ao transferir a operação do dia a dia para os franqueados, a empresa franqueadora consegue se concentrar mais na gestão estratégica e no desenvolvimento do negócio.
ebook-onde-esta-quem-e-cliente-ideal

Formatação de franquias: saiba onde está seu consumidor

Para uma boa análise de mercado com base em dados georreferenciados, você pode utilizar ferramentas como o software da Geofusion, ou contar com o apoio de especialistas para melhor direcionamento dos estudos.

Com qualquer uma dessas alternativas, você tem acesso a milhares de informações de fontes confiáveis, públicas e privadas, e consegue mapear exatamente o que quiser encontrar de relevante para seu segmento de atuação.

A Cacau Show, por exemplo, é uma cliente Geofusion que desde 2010 já abriu mais de 1.400 unidades de franquia com o apoio das nossas soluções.

E não só isso: por meio dos nossos dados, a empresa consegue decidir, também, qual é o formato ideal de loja para cada cidade ou bairro onde passará a atuar. 

Uma prática bastante comum nesse tipo de análise é a busca por consumidores de acordo com a renda média domiciliar e o potencial de consumo por categoria de produtos.

No exemplo abaixo, consideramos uma rede de franquias de restaurantes paulistana que atua com foco no público da classe C, ou seja, ganhando entre R$ 1,2 mil e R$ 4,5 mil por mês.

Filtramos ainda de modo a destacar as microáreas onde haveria maior intenção de gastos ao longo do ano com almoço, jantar, café e lanche. As partes com tom escuro de roxo são as que apresentaram maior resultado:

formatacao-de-franquias
Microáreas com maior potencial de consumo para almoço, jantar, café e lanche em São Paulo

Logo, nota-se uma quantidade interessante de oportunidades fora do centro da cidade, principalmente nas zonas sul e leste da cidade.

Mas será que ter acesso a essas informações é o suficiente para uma formatação de franquias que trará os resultados necessários?

Descubra onde “anda” seu cliente

Outra informação importante para se considerar nessas análises, principalmente no que se refere ao segmento de alimentação, é a circulação de pessoas nos arredores do estabelecimento.

Para isso, possuímos o PEA Dia, um dado que mostra a População Economicamente Ativa que passa pela região. Ele considera a quantidade de trabalhadores formais e informais do entorno, e soma à população residente inativa.

Portanto, são contabilizadas também as pessoas com mais de 18 anos que não estão empregadas, mas possuem alguma renda. É o caso, geralmente, de estudantes universitários, donas de casa e aposentados.

Visando entender essa dinâmica, decidimos comparar os locais onde haveria maior potencial de consumo e PEA Dia ao mesmo tempo.

Para isso, descolorimos todas as áreas referentes à análise anterior, mas mantivemos contornadas as que apresentavam os maiores resultados. Pintamos, então, apenas as áreas com maior PEA Dia, desta forma:

formatacao-de-franquias
Comparativo entre PEA Dia x potencial de consumo para categorias selecionadas no estudo anterior

Tome decisões orientadas por dados

Tendo isso em mente, diversos caminhos podem ser tomados para o planejamento de formatação de franquias. Mas isso varia de acordo com o perfil que se está lidando ou desejando ter como franqueado. Três alternativas são:

  • dar preferência a pontos comerciais em Santana, em caso de metas mais conservadoras;
  • investir em propostas nas cinco microáreas que se destacam em ambos os critérios;
  • arriscar em áreas com grande potencial e menor PEA Dia, apostando no delivery.

Essas possibilidades dependem de vários fatores, como o tipo de atendimento que a franquia prefere privilegiar, a estrutura que será exigida do franqueado, entre outros.

Vá além: estime a rota do delivery

Convém ressaltar que o fluxo de pessoas é particularmente importante quando se trata de restaurantes nos quais o maior foco está em atrair os clientes até os estabelecimentos.

Esses seriam os lugares frequentados durante o horário de almoço do trabalho, no happy hour após o expediente, ou mesmo lanches rápidos a caminho de algum lugar.

Mas podemos levar em consideração que essa franquia atue com comidas rápidas, ou que simplesmente tenha decidido expandir os serviços de entrega a domicílio.

Essa, inclusive, é uma tendência de mercado que se intensificou em 2020 e tem de tudo para continuar crescendo nos próximos anos. Afinal, cada vez mais empresas começaram a investir no delivery para atender a seus clientes durante o período de isolamento social.

Com as nossas soluções, também é possível analisar a cobertura que esse estabelecimento consegue ter para as entregas.

Caso a franquia opte pela unidade de Santana, por exemplo, e institua um padrão de no máximo 30 minutos para que os produtos cheguem até os consumidores, podemos traçar um raio desse trajeto.

Para isso, reconectamos nossa camada da primeira análise, que indicava as regiões com maior potencial de consumo, representadas na cor roxa. O visual ficou assim:

formatacao-de-franquias
Área de cobertura de um delivery com máximo de 30 minutos de entrega, partindo da região de Santana, comparando com potencial de consumo e fluxo de pessoas no entorno

Se você for reparar, perceberá que o espaço físico conseguiria aproveitar o fluxo de pessoas de Santana para atrair o público do entorno, e ainda o potencial de consumo de grande parte das microáreas da zona norte para o delivery.

O mesmo tipo de análise poderia ser feito para as outras microáreas.

Além disso, para empresas que possuem condições estruturais ou metas ousadas de expansão, outra alternativa ainda seria franquear com estabelecimentos de alto potencial fora dos maiores fluxos de pessoas.

Neste caso, essas unidades precisariam, portanto, ter foco principalmente no delivery, para atender às regiões do entorno.

Tenha o melhor software de geomarketing do brasil

Como você viu neste artigo, a formatação de franquias é uma excelente forma de expandir sua marca e conseguir maior rentabilidade nos negócios.

Para isso, o uso de um software de geomarketing é fundamental. Afinal, estar bem posicionado, no local ideal onde o seu público-alvo está mais presente, descobrir informações demográficas cruciais sobre seus consumidores e segmentá-los é o pontapé inicial para o sucesso de qualquer negócio.

Há mais de 27 anos, a Geofusion é a líder absoluta em inteligência geográfica, fornecendo dados e tecnologia de ponta para médias e grandes marcas impulsionarem seus estudos de mercado, visando a expansão e o aumento das vendas.

Quer saber mais sobre nosso software e como nossas soluções podem ajudar sua empresa em seu processo de formatação de franquias?

Clique no banner abaixo para descobrir:

Nova call to action
Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing