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Varejo/Serviços

10 tendências de mercado para 2021

Chegou a hora de se planejar. O ano de 2020 finalmente terminou e, em meio a todas as mudanças ocorridas nos últimos meses, é necessário observar quais tendências de mercado seguir e onde começar a investir a partir de agora.

Pensando nisso, fizemos uma lista das principais movimentações que podem afetar os mais diversos segmentos daqui para frente. Dá uma olhada.

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1. Tendências de mercado: novos meios de pagamento

O PIX chegou como uma avalanche no mundo financeiro, facilitando e reduzindo o tempo de finalização das transações para os usuários. Mas ele não é a única grande mudança do segmento nos últimos tempos.

Além dos bancos digitais terem diversificado as opções de serviços para os clientes, alguns hábitos deslancharam durante a pandemia. É o caso, por exemplo, do pagamento por aproximação, que se tornou muito mais comum em meio aos riscos sanitários.

2. Games são muito mais que players

Os jogos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, e de várias formas. Se, anos atrás, eles eram basicamente um entretenimento para seus jogadores, hoje em dia isso vai muito além.

Eventos multimilionários mobilizam pessoas do mundo inteiro interagindo e se informando sobre o universo de seus games favoritos. Durante a quarentena, eles estavam também entre os produtos mais procurados para entreter as pessoas em casa.

Isso não somente no tempo livre, mas também durante o horário de trabalho. Isso porque a chamada gamification é cada vez mais usada pelas empresas para engajar seus colaboradores, realizar treinamentos e transmitir mensagens de maneira criativa.

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3. Prepare-se para os wearables como tendências no mercado

Enquanto os smartphones permitem mais praticidade no dia a dia com todos os aplicativos e funcionalidades disponíveis, os wearables tornam essa experiência ainda mais simples. É o caso, por exemplo, dos smartwatches e dos airpods.

Embora esse tipo de produto ainda esteja conquistando mercado no Brasil, ele também indica um pouco das tendências de mercado e novidades tecnológicas que estão para surgir nas ofertas de serviços para os próximos anos.

4. Resolva tudo em 15 minutos

Visando diminuir os impactos do ser humano no meio ambiente, municípios como Paris, Detroit e Portland estão se adaptando para tornar escritórios e lojas mais próximos de seus moradores. O objetivo é que eles consigam resolver tudo o que precisam em apenas 15 minutos fora de casa.

Esse plano não é novo. Entretanto, o distanciamento social, as políticas de home office das empresas e o fortalecimento do consumo local fizeram com que isso fosse impulsionado e esteja cada vez mais próximo da realidade.

5. A inteligência geográfica está em todo lugar

E por falar em consumo local, o conhecimento geográfico mostrou nos últimos tempos o quanto é relevante para a solução dos mais diversos tipos de problemas.

Entender sobre distâncias, circulação e concentração de pessoas, além de perfil de público foram informações determinantes para as pessoas tomarem decisões nos últimos meses.

Quanto às empresas, saber quais unidades abrir, quais fechar, como realocar funcionários e produtos de acordo com a região foram dados cruciais para sobreviverem em meio a situações críticas.

Com a percepção da importância dessa inteligência para as mais variadas finalidades, a expectativa é de que ela faça cada vez mais parte das estratégias das organizações daqui para frente.

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6. O futuro já faz parte do presente

Ela já está cada vez mais no cotidiano. Enquanto algumas empresas apostam no machine learning para otimizar o atendimento – como a BIA, do Bradesco -, ferramentas de inteligência artificial são utilizadas no dia a dia de trabalho e até mesmo como facilitadores domésticos.

Exemplo disso é a Alexa, que pode ser programada para realizar tarefas como acender e apagar luzes, fazer buscas no Google, agendar reuniões, criar lembretes e até mesmo contar piadas.

7. O delivery veio para ficar

Esta é uma das mais notáveis tendências de mercado que apareceram na pandemia. Se, antes, os custos de implantação desse tipo de serviço eram um empecilho, a necessidade de adaptação em tempo recorde logo mudou isso.

Nos períodos mais radicais, em muitos segmentos só foi possível se manter quem conseguia atender nessa modalidade.

Agora, além das organizações estarem mais adaptadas, o cliente também tende a se acomodar – afinal, por que ir até uma loja se ela pode ir até ele?

Uma empresa que cresceu neste cenário é o Zé Delivery, aplicativo de bebidas que, em 2020, foi baixado mais de 3 milhões de vezes. No primeiro trimestre, contou ainda com o quádruplo de usuários ativos que tinha no ano anterior.

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8. Omnichannel ainda mais forte

Assim como aconteceu com o delivery, a omnicanalidade também foi impulsionada pela necessidade de se reinventar durante a pandemia. Além do crescimento do ecommerce e do surgimento dos drive-thrus em shoppings e lojas, novas iniciativas continuam a aparecer.

A Freshippo, por exemplo, pertencente ao grupo Alibaba, criou pontos pick’n’go na China para manter alimentos de café da manhã à disposição nas estações mais movimentadas do metrô.

Basta que o cliente realize a compra pelo aplicativo, e então retire utilizando um QR Code. Isso mostra que, quando se trata de integrar canais online e offline e tornar a vida do consumidor mais prática, ainda há muitas alternativas que podem ser criadas.

9. É necessário inovar na experiência do consumidor

Com tantas facilidades no mundo pós-pandemia, para convencer o cliente a ir até uma loja será necessário conquistá-lo. Por isso, a impressão que ele terá do ambiente será de grande importância.

Um estudo realizado pela WGSN em 2020 aponta comportamentos que tendem a emergir neste cenário, como, por exemplo, a busca por espaços “calmos” como forma de fugir de toda a proliferação de informações dos dias de hoje.

Outra dessas tendências de mercado é o retailment, estratégia que une o entretenimento ao varejo, possibilitando que os clientes tenham uma vivência lúdica e descontraída com os produtos antes da compra.

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10. O propósito da marca está em xeque

Se, nos últimos anos, algumas empresas atraíram atenção por se colocarem a favor de causas sociais, o compromisso delas com isso é cada vez mais questionado pelo público – e 2020 teve muitos exemplos e oportunidades a respeito.

Magazine Luíza é, provavelmente, o maior case brasileiro recente de marca que teve grande crescimento ao mesmo tempo em que realizava diversas ações de apoio a populações vulnerabilizadas.

Por outro lado, também teve repercussão casos de organizações que tiveram que mudar de atitude após ocorrências críticas em relação a seus colaboradores e estabelecimentos.

O que se percebe a partir desse cenário é que o consumidor 2021 precisará de muito mais do que slogans publicitários para ser convencido, e não é de hoje que ele dá o alerta.

Palavras atraem, mas manter as pessoas engajadas e fidelizadas, em meio à crescente concorrência, demanda muito mais ação.

Gostou deste conteúdo, e quer saber mais sobre como se preparar para as tendências de mercado daqui para frente? Temos muitos conteúdos exclusivos para te ajudar nisso. Você pode começar por esse aqui:

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