SoluçõesCasesAcademiaBlogTalentosInstitucional
EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços

Entenda o que são as Microáreas

Para estudar uma cidade é sempre importante dividi-la em partes menores. Microáreas são áreas delimitadas pela Geofusion com ocupação homogênea, utilizadas para estudar as cidades em um nível geográfico intermediário entre o município e os setores censitários. A microárea é a divisão mais recomendada pela Geofusion, pois o seu desenho considera aspectos geográficos e mercadológicos (diferentemente dos distritos, subdistritos e bairros que são feitos pelas prefeituras de acordo com aspectos político-administrativos). A Geofusion estudou o mercado de diversas cidades para melhor delimitar as microáreas.

Para estas divisões, consideramos:

  • Barreiras (físicas e naturais)
  • Distribuição da população: volume e densidade
  • Distribuição da população por classe de renda
  • Distribuição de trabalhadores
  • Distribuição dos polos geradores de tráfego por tipo.
  • Tipo de ocupação, com visão mais qualitativa: uso residencial, escritórios, industrial, misto, tipo de tráfego (veículos e pedestres), entre outros.

As microáreas são modificadas ao longo do tempo de acordo com as alterações ocorridas em cada parte de uma cidade. Há microáreas para todos os municípios com mais de 170 mil habitantes, no censo 2010, ou que estejam contidos em Regiões Metropolitanas IBGE. Atualmente, existem 2.112 microáreas em 212 municípios brasileiros.

Veja também

Ensino
16.09.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Como fazer macro captação de alunos com mapas digitais?

Saiba como a inteligência geográfica te auxilia em suas estratégias para aumento de matrículas

Leia mais
EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços
09.09.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Share de mercado: descubra 7 formas de mapear o seu

Saiba onde está sua concorrência e identifique oportunidades em qualquer um dos mais de 5.500 municípios do Brasil

Leia mais
EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços
26.08.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Estudo de mercado potencial: conheça 5 benefícios em usar dados personalizados

Saiba como dados ainda mais granulares, frescos e que refletem a pandemia podem te auxiliar a encontrar as melhores oportunidades no seu segmento

Leia mais