SoluçõesCasesAcademiaBlogTalentosInstitucional
Varejo/Serviços

Ponto Comercial: 7 Formas Estratégicas para Escolher o Local!

A escolha do ponto comercial pode ajudar no crescimento da sua loja, mas também pode atrapalhar o sucesso das vendas quando feita sem estudo e planejamento.

Um estabelecimento bem localizado atrai mais clientes, por isso é preciso avaliar o local de maneira estratégica, considerando fatores como acessibilidade, concorrência e o perfil do público da região.

Se você também quer saber o que deve analisar para encontrar o ponto ideal para o seu negócio, siga a leitura deste conteúdo e confira 10 estratégias exclusivas!

O que é ponto comercial e qual a sua importância?

O ponto comercial não é apenas a localização de um estabelecimento, mas também o reconhecimento do público pelo espaço no qual o comércio está inserido.

É exatamente por isso que a escolha desse ponto é um passo tão importante: é ele quem vai ajudar a construir a imagem da sua empresa no mercado.

Além disso, um bom ponto comercial pode fazer com que a sua empresa se torne referência, não apenas de localização, mas também pelos produtos ou serviços oferecidos.

Existe uma série de cuidados para escolher o local ideal e você vai conhecer os principais neste conteúdo.

Como escolher o melhor ponto comercial para seu negócio?

Encontrar uma localização é um dos primeiros passos para quem está abrindo ou expandindo a empresa, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes nessa etapa para evitar problemas no futuro.

Confira a seguir 10 dicas que vão te ajudar a escolher o melhor ponto comercial:

1. Conheça o seu público

Entender o perfil do consumidor é um dos primeiros passos na criação ou na expansão de qualquer empresa.

Afinal, o grande objetivo é movimentar o seu comércio, atraindo clientes para impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade. Mas como conseguir isso se você não está próximo ao seu público-alvo?

Lojas de roupas fitness podem encontrar bons pontos em regiões próximas a academias bem movimentadas, por exemplo.

Por outro lado, se posicionar ao lado de uma rua cheia de fast-foods já não seria tão interessante.

O exemplo é bem simples, mas ilustra bem a situação: é preciso estar onde o cliente está para conseguir vender e ser reconhecido no mercado.

2. O local deve estar visível para o público

Como o cliente vai encontrar a sua loja ou saber daquela promoção especial se ele não consegue enxergar a vitrine?

A visibilidade é uma questão que pode parecer irrelevante, mas faz total diferença no dia a dia, por isso é preciso considerá-la na hora de escolher o ponto comercial.

Vale destacar que a visibilidade é diferente de acordo com o ângulo de cada cliente: uma pessoa que chega de carro tem uma visão da fachada, já alguém que chega a pé tem outra.

Uma boa estratégia é buscar por imóveis que tenham o mesmo nível da rua, assim você evita barreiras que poderiam esconder a sua loja e ainda contribui para a acessibilidade dos consumidores.

3. Considere a acessibilidade

como escolher ponto comercial

Quem nunca deixou de entrar em uma loja porque não tinha lugar para estacionar, ficava em uma via rápida ou de difícil acesso?

A falta de acessibilidade pode prejudicar a movimentação e te fazer perder boas oportunidades de venda.

Portanto, lembre-se de avaliar os seguintes pontos na hora de escolher o local para o seu estabelecimento:

  • espaço para estacionar;
  • se for uma rua movimentada, verifique a existência de faixas de pedestre e semáforos;
  • rotas de acesso ao lugar;
  • segurança;
  • situação da infraestrutura (asfalto, calçada e até ponto de ônibus próximo).

A dica é visitar o bairro em diferentes dias e horários para observar o movimento e entender melhor a questão da acessibilidade. Coloque-se no lugar do consumidor.

4. Analise e considere o fluxo de pessoas na área

Quanto mais pessoas circulando perto da sua loja, maiores são as chances de encontrar clientes em potencial.

Por isso, é interessante avaliar o fluxo de pessoas no bairro, os horários de maior movimento e até mesmo a existência de estabelecimentos que possam atrair pessoas para a região, como faculdades, bancos e supermercados, por exemplo.

5. Verifique a concorrência

Muita gente acredita que a concorrência é melhor bem longe do ponto comercial, mas nem sempre isso é verdade.

Em alguns casos, escolher um ponto próximo a concorrentes pode ser muito vantajoso.

Imagine uma pessoa interessada em comprar uma televisão nova: provavelmente, ela vai pesquisar preços e modelos em diferentes lojas antes de tomar uma decisão, certo?

É aí que a proximidade com a concorrência pode ser sua aliada. Contudo, vale avaliar bem esse quesito, considerando se isso vale a pena de acordo com o momento da sua empresa.

Se você está começando agora, não é interessante ficar próximo a concorrentes que já estão há anos no mercado e são bem reconhecidos pelo público, por exemplo.

Avalie com calma e use o geomarketing para monitorar os concorrentes.

6. Considere o potencial de crescimento da região

O crescimento da região vai afetar diretamente o seu estabelecimento, por isso vale a pena fazer um estudo para entender o potencial de desenvolvimento do local.

Se a prefeitura tem planos para adicionar uma nova estação de metrô, um novo terminal de ônibus ou então construir uma faculdade na região, isso muda a dinâmica do lugar.

Todos esses detalhes podem interferir de alguma forma na movimentação do bairro e, consequentemente, na evolução do seu negócio.

7. Certifique-se de que o imóvel cabe no orçamento

Independente se você vai comprar ou alugar o ponto comercial, é preciso ter um planejamento financeiro bem estabelecido para a transação, afinal você está assumindo um compromisso.

Antes de adquirir esse espaço, tire um tempo para avaliar as finanças da sua empresa e definir quanto pode ser investido no ponto comercial.

Considere o capital atual, uma previsão de lucros e prazo de retorno. Depois, pesquise o valor de mercado para imóveis na região desejada e faça um balanço do melhor custo-benefício.

3 erros fatais na escolha do ponto comercial

erros na escolha do ponto comercial

Existem alguns erros muito comuns entre os empreendedores na hora de escolher o ponto comercial, e eles podem prejudicar muito a decisão.

Pensando nisso, listamos os 3 erros fatais para te ajudar a não cometer nenhum deles por aí. Confira a seguir.

1.Falta de planejamento

Planejar a palavra-chave no momento de busca por um ponto comercial. Sem isso, você pode gastar além do orçamento ou até se perder nos prazos de abertura da loja.

A dica é ter uma boa organização financeira e também criar uma agenda com a data de abertura do estabelecimento, prazo para compra e para reformas, caso sejam necessárias.

2. Deixar a ansiedade falar mais alto

Você deve conhecer aquela frase popular que diz “a pressa é inimiga da perfeição”, certo? Nesse caso, ela é totalmente verdade.

Sabemos que a ansiedade para abrir o seu estabelecimento é grande, mas ela pode fazer todo o planejamento sair de controle.

Tente manter os pés no chão e agir de maneira estratégica, sempre pensando nas necessidades do seu comércio.

3. Considerar apenas os gastos com aluguel ou compra do espaço

Outro grande erro é fazer os cálculos considerando custos de aluguel ou o preço para compra do ponto comercial.

Existem despesas extras envolvidas nas operações, como manutenção, documentação, compra de equipamentos e reformas, por exemplo.

Conclusão

Como vimos ao longo deste conteúdo, escolher um ponto comercial exige um bom planejamento estratégico e estudo de diversos fatores.

É preciso pensar não apenas no custo do ponto, mas também na localização, acessibilidade e fluxo de pessoas, por exemplo.

Para facilitar o processo, você pode contar com uma empresa especializada, como nós da Geofusion, que oferecemos ferramentas para te ajudar a encontrar o ponto ideal!

Encontre o ponto comercial ideal para a sua nova loja!

Veja também

Varejo/Serviços
19.05.2022 | Por Victor Melo | 10 min

Consumo de alimentos: descubra 3 formas de mapear oportunidades

Saiba como aproveitar o fluxo de pessoas no entorno da sua loja para aumentar vendas

Leia mais
Varejo/Serviços
16.05.2022 | Por Geofusion

Tipos de Pesquisa de Mercado: 9 Melhores para Seu Negócio

Leia mais
EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHNotíciaSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços
11.05.2022 | Por Marina Mendonça | 10 min

Confira tudo que aconteceu no Geo On The Road em Curitiba

A segunda edição deste evento trouxe convidados e tendências incríveis sobre o mercado. Saiba mais

Leia mais