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10 tendências de mercado para 2022

De maior foco em práticas sustentáveis ao desenvolvimento de tecnologias imersivas, veja o que esperar no mundo corporativo neste ano

Não é nem um pouco exagero afirmar que todos os segmentos tiveram que lidar com cenários complexos nos últimos tempos. E em meio a tantas ações e acontecimentos, como saber quais deles realmente despontarão como tendências de mercado neste ano?

Em apenas alguns meses, inúmeros testes foram realizados nos setores de ciência e tecnologia, empresas aceleraram a implementação de soluções e populações em todo o mundo tiveram que rever seus hábitos.

Do desenvolvimento de novos recursos à maior preocupação com o meio ambiente, 2022 aponta para um cenário de negócios cada vez mais consciente de que, afinal, o mundo é um só.

Neste post, selecionamos algumas das principais movimentações que já estão acontecendo. Confira.

 

1. As pautas ESG seguirão firmes como tendências de mercado

Acrônimo de Environmental, social and corporate governance – podendo ser traduzido como Governança ambiental, social e corporativa -, o compromisso com essa agenda já é uma exigência há alguns anos em grandes empresas.

Tratam-se de iniciativas que visam engajar o mercado na questão da sustentabilidade, promovendo ações em conformidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Nos últimos anos, não apenas a pandemia, mas também as mudanças climáticas fizeram com que os especialistas dessem cada vez mais alertas a essas questões, medindo seus efeitos no meio-ambiente e procurando reduzir desigualdades na sociedade.

 

2. Alimentação saudável não será uma “meta”, mas um requisito

A maior preocupação com o bem-estar social não está apenas nas empresas, mas também no comportamento dos consumidores.

De acordo com pesquisa da ADM divulgada na SA Varejo, 72% das pessoas estão mais atentas aos ingredientes que compõem os produtos que elas compram, dando preferência a itens de origem vegetal, clean label ou considerados “carbono negativo”.

A busca por uma alimentação mais nutritiva e a preocupação com os impactos que a produção desses itens causam ao ecossistema estão entre os principais fatores que têm impulsionado essas tendências de mercado.

 

3. Ambientes motivadores no topo das exigências

A pandemia fez as pessoas ficarem mais dedicadas também aos cuidados com a saúde mental. Segundo estudo realizado pela Lancet publicado na CNN, em todo o mundo houve aumento no número de crises de ansiedade e depressão, principalmente entre jovens e mulheres.

Isso tem gerado uma alta demanda por serviços dessa especialidade, que ficaram mais flexíveis com a ampliação do atendimento à distância.

Além disso, a classificação do burnout como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde aponta para uma necessidade cada vez maior das companhias investirem em práticas que garantam o bem-estar de seus funcionários.

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4. Depois do “home office”, vem também o “anywhere office”

Além da rotina das empresas, a adaptação ao trabalho remoto mudou também a relação dos profissionais com seus empregos.

Por um lado, muitas organizações aderiram de vez ao home office ou a um misto entre essa modalidade e o presencial. Por outro, é crescente a quantidade de pessoas que aproveitam para realizar suas tarefas sem um lugar totalmente fixo.

Em outras palavras, viajar enquanto trabalha, alugar um co-working ou passar um tempo em casas de campo tendem a se tornar hábitos ainda mais comuns nos próximos anos.

 

  1. Inteligência geográfica é o segredo para se planejar “em qualquer lugar”

Dados sobre localidade são sempre necessários às companhias, principalmente na definição de estratégias de expansão, pulverização de pontos de venda ou gestão de territórios.

Neste cenário em que “proximidade” e “distanciamento” se tornaram palavras-chave para os planos de quaisquer negócios, o conhecimento geográfico é ainda mais necessário.

Entender onde está o consumidor ideal, quais lugares ele frequenta e como fazer para atingi-lo é um desafio que as empresas passarão a enfrentar ainda mais numa época em que todos os espaços precisam ser pensados com cautela.

 

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6. Tecnologias digitais se aliam ao transporte público

E por falar na união entre tecnologia e geografia, essas são tendências de mercado que continuarão se intensificando nos próximos anos.

No transporte público, novidades como o pagamento via QR Code e o carregamento de créditos por aplicativo já são realidade em São Paulo.

A expectativa é de que, além dessas possibilidades se expandirem para outras cidades, cada vez mais soluções como essas apareçam no setor para facilitar a mobilidade urbana.

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7. A segurança de dados é a fortaleza das companhias

Os últimos anos foram marcados por grandes vazamentos de informações pessoais e ataques cibernéticos, o que acendeu um sinal para a necessidade de as empresas terem ainda mais rigor nesse campo de atuação.

Com isso, maior atenção deverá ser dada não apenas ao modo como esses dados são coletados e tratados pelas companhias, mas a todo o processo e partes que envolvem a circulação deles.

A adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, portanto, é uma exigência que se tornará ainda mais presente no dia a dia corporativo.

 

8. Viver em um universo paralelo se tornará possível

O tema se tornou quente desde que Mark Zuckerberg anunciou que mudaria o nome de sua companhia para Meta, investindo ainda mais em realidade virtual e realidade aumentada.

A ideia do metaverso é que seja um mundo que funciona totalmente online, onde as pessoas poderão morar, estudar e interagir em 3D.

Apesar disso parecer distante no futuro, já existem terrenos sendo comprados nesse universo e negociados em NFTs, sigla em inglês para non-fungible token – token não-fungível, na tradução para o português.

 

9. O EAD veio para ficar

A adesão ao ensino por meio de plataformas digitais era um receio de muitas pessoas, principalmente devido às dificuldades de adaptação e acesso à internet.

Ainda que a pandemia tenha “forçado” esse processo sem que as instituições e os estudantes tivessem muita oportunidade de se planejarem, trata-se de um segmento que acabou amadurecendo nos últimos dois anos.

Com recursos digitais mais desenvolvidos, professores capacitados para utilizá-los, além das ferramentas oferecidas pelas crescentes edtechs, essa é uma das tendências de mercado que dificilmente recuará no pós-pandemia.

 

10. As diferenças levarão ao crescimento

Quem acredita que diversidade é apenas um discurso bonito para premiações artísticas e campanhas publicitárias já está para trás.

Institutos de pesquisa e consultorias estão cada vez mais afinados em seus estudos sobre os impactos da composição dos quadros de funcionários na produção e, consequentemente, nos resultados das empresas.

Enquanto empresas como a Netflix têm obtido sucesso com obras de fora dos EUA, organizações de outros setores também já perceberam que a pluralidade de pontos de vista está entre os fatores que levam à inovação e alavancam seus produtos e serviços.

Estas são apenas algumas das tendências de mercado que selecionamos para que você já comece o ano à frente das novidades.

Mas temos ainda vários materiais que vão te auxiliar a planejar as melhores estratégias não apenas para 2022, mas muito além. Quer saber como? Então sugerimos que comece por este conteúdo:

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