SoluçõesCasesAcademiaBlogTalentosInstitucional
EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços

Saiba o que é Potencial de Consumo

Potencial de Consumo é um dado que indica quanto dinheiro as famílias de um determinado local têm disponível para gastar com categorias específicas durante o ano. Não representa, necessariamente,  o quanto elas de fato gastam.

São cerca de 100 categorias e subcategorias, que incluem produtos de higiene, celulares, alimentos, bebidas, lazer, entre outros.

No OnMaps, a informação corresponde ao potencial de consumo urbano. E você encontra os valores do Potencial de Consumo Total e também do Potencial de Consumo Médio Por Domicílio. Esses números sempre correspondem a valores anuais, ou seja, quanto as famílias têm disponível para gastar ao longo do ano.

E qual a diferença?

Contrário ao Potencial de Consumo Total, o Potencial de Consumo Médio Por Domicílio é o valor médio (em R$) disponível para o consumo dos domicílios situados em áreas urbanas.

esse dado vem de onde?

De onde vem esse dado?

Esse dado é uma parceria nossa com o IPC Marketing. A IPC faz esse estudo para o nível de municípios e a Geofusion distribui as informações por setor censitário com uma metodologia própria.

Então você pode fazer análises intraurbanas, em regiões menores que os municípios, como bairros e até mesmo quarteirões. E as faixas de renda usadas pela IPC já estão adaptadas para as faixas de renda padrão do OnMaps.

E como o IPC consegue essas informações?

Uma das fontes é a POF, Pesquisa de Orçamento Familiar, que o IBGE realiza em média a cada cinco anos. É uma pesquisa detalhada em que o pesquisador entrega uma caderneta para as famílias e elas registram cada gasto. Esse pesquisador acompanha as famílias e coleta os dados. Depois esses dados são processados pela IPC, com diversos outros, para compor os números do Potencial de Consumo através de uma metodologia bastante sofisticada. Essa metodologia envolve diferentes fontes, cálculos e projeções.

Por que essa informação é importante?

Sabendo quais áreas tem maior potencial de consumo na sua categoria, fica muito mais fácil direcionar melhor seu produto em determinada região de forma assertiva. Você consegue qualificar a área estudada pela sua empresa não só pelo perfil do seu cliente, mas também pela propensão de consumo na categoria correspondente a sua atividade. Isso aprofunda as suas análises e enriquece os seus estudos.

Posso comparar Potencial de Consumo com Renda Nominal?

A informação de Potencial de consumo no OnMaps sempre corresponde a quanto as famílias têm disponível para gastar ao longo do ano. Diferente da Renda Nominal que é mensal.

Importante: Lembrando que por conta da alteração do Critério de Classificação Econômica do Brasil em 2015, não recomendamos comparações de Potencial de Consumo por faixa de renda anterior a esse período, pois as classes de 2014 e 2015 não são compatíveis. É possível comparar apenas os valores totais e por categoria do potencial de consumo.

New call-to-action

Veja também

EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços
21.01.2021 | Por Victor Melo | 3 minutos

Perfil de consumo: e se São Paulo fosse uma pessoa?

Leia mais
Varejo/Serviços
14.01.2021 | Por Victor Melo

10 tendências de mercado para 2021

Leia mais
EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços
17.12.2020 | Por Victor Melo / Redator | 10 min

GeoRetrô: Confira os destaques de 2020

Leia mais