SoluçõesCasesAcademiaBlogTalentosInstitucional
Indústria de Bens de ConsumoSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços

Planejamento de Vendas: como o geomarketing pode ajudar você a posicionar o produto certo no lugar certo

Quem atua na indústria tem pela frente o desafio que é não conhecer tão bem o cliente final. É mais difícil posicionar força de vendas e definir mix de produtos quando não se tem acesso direto ao consumidor. Mas como assegurar que o seu produto está sendo comercializado nas melhores praças, onde circula o seu público-alvo? Felizmente, há estratégias de geomarketing que podem te ajudar a resolver esse problema.

Mercados estratégicos na mira

O lugar certo para vender seus produtos certamente tem potencial de mercado. Então, que tal começar medindo o tamanho do mercado e identificando as áreas mais estratégicas?

Em uma solução de geomarketing, você consegue acessar dados como o potencial de consumo e a localização de prospects. Dessa forma, pode visualizar as áreas de maior potencial e compará-las à localização de seus distribuidores, PDVs e vendedores. É possível que você identifique áreas estratégicas onde ainda não atua, locais onde sua presença é forte e até mesmo sobreposições de atendimento.

Mix de produtos adequado

Para direcionar o produto certo aos locais mais estratégicos, é preciso conhecer a população que vive na região. Além de dados sociodemográficos, como idade, renda e escolaridade, o estilo de vida do consumidor influencia sua decisão de compra. Por isso, o detalhamento do público situado no entorno dos PDVs é um trunfo valioso, que permite um planejamento de vendas mais assertivo. É uma boa maneira de ajustar a oferta de acordo com a demanda dos consumidores locais.

Força de vendas bem posicionada

Muitas empresas utilizam sistemas de Inteligência Geográfica para atualizar vendedores e distribuidores com os dados de potencial de mercado – e indicar os melhores locais de atuação. Afinal, uma equipe atenta às especificidades de cada território vai vender mais, reduzir estoques e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Quer saber mais sobre o tema? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente.

Nova call to action

Veja também

Varejo/Serviços
14.01.2021 | Por Victor Melo

10 tendências de mercado para 2021

Leia mais
EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços
17.12.2020 | Por Victor Melo / Redator | 10 min

GeoRetrô: Confira os destaques de 2020

Leia mais
Ensino
10.12.2020 | Por Victor Melo / Redator | 10 min

Polos de faculdade à distância: 5 indicadores para expansão

Leia mais