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Indústria de Bens de Consumo

Conheça tendências para indústrias de bens de consumo em 2019

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Eles procuram ofertas e, acima de tudo, experiências que satisfaçam a certos interesses.

A princípio, a respeito das vendas, as indústrias de bens de consumo têm que se preocupar apenas com a relação B2B, já que ela é a fornecedora para os revendedores (distribuidores, varejistas e atacadistas).

Pensar no trade marketing, por exemplo, é uma prioridade para montar uma boa rede de distribuição.

No entanto, 2019 exigirá que essas empresas aumentem a atenção com o cliente final, ou o shopper. Nesse sentido, uma das possibilidades está relacionada à customização de produtos.

Oferecer a chance que as pessoas escolham o que desejam comprar promete aumentar a atratividade e o potencial de conversão. É preciso conhecer bem o público e dispor de uma estrutura flexível.

Já mostrarei mais algumas tendências. Antes, sugiro que faça o download do material ofertado no banner abaixo. Você vai obter uma nova visão de mercado e entenderá como vender mais com menos esforços.

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Aplicação da Internet das Coisas

A Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas promete ganhar cada vez mais espaço. Nas indústrias de bens de consumo, é fundamental se preparar para essa possibilidade em vários pontos.

Em primeiro lugar, isso significa aumentar a conectividade e a geração de dados. Por meio de sensores e equipamentos eletrônicos, é fácil rastrear um item na cadeia de suprimento ou planejar a produção. A automação, inclusive, é um ponto que merece destaque.

A aplicação da IoT também tem a ver com os produtos. Será cada vez mais importante produzir elementos que possam ser conectados a dispositivos eletrônicos diversos.

Otimização logística

Em um cenário progressivamente competitivo e que exige as decisões corretas, a otimização logística surge como uma forte tendência.

Mais do que nunca, as indústrias de bens de consumo devem se preocupar com aspectos como o transporte tanto de matéria-prima como de produtos, o uso dos centros de distribuição e a entrega para os consumidores.

Nesse sentido, o geomarketing é uma ferramenta de destaque. Ele permite, por exemplo, identificar quais são as regiões mais propensas ao consumo de categorias específicas de produtos, além de mapear estabelecimentos comerciais em todo o País.

Capacidade analítica

Diante da conectividade e do uso de novas tecnologias, uma das tendências consiste na coleta de dados para realizar análises decisórias. A partir das informações geradas, os gestores têm a chance de decidir qual é o melhor caminho.

Novamente, o geomarketing aparece como fator diferencial. O uso de dados sobre o público, os tendências de consumo e até os concorrentes permite que a indústria entenda melhor a sua atuação.

Isso faz com que ela planeje quais produtos devem ser ofertados em cada localidade, como a logística é favorecida e assim por diante.

Acima de tudo, o ano 2019 exigirá uma tomada de decisão rápida, dinâmica, eficiente e embasada. A captação de dados de diversas fontes, portanto, ajuda a garantir um desempenho ainda melhor.

Foco nas vendas com experiência do cliente

É bem verdade que a indústria não trabalha diretamente com o cliente final. Como visto, há intermediadores nessa relação.

No entanto, para 2019, é preciso colocar o consumidor no centro de todas as decisões e abordagens.

Mais que vender produtos de qualidade, será necessário fazer a oferta de experiências positivas.

Uma análise de dados por meio do geomarketing, por exemplo, facilita a compreensão das necessidades de cada cidade, bairro ou até conjunto de quarteirões. A partir disso, é possível definir mudanças para que a indústria atenda melhor a esses consumidores.

Acima de tudo, a satisfação do cliente deve ser a prioridade para as indústrias. Isso favorece a boa percepção e a fidelização, além de gerar impactos positivos em toda a cadeia produtiva.

Essas tendências para as indústrias de bens de consumo em 2019 ajudam a definir o modo de atuação. Ao utilizar essas informações, é mais fácil chegar ao sucesso e se destacar no mercado.

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