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Tipos de Pesquisa de Mercado: 9 Melhores para Seu Negócio

A pesquisa de mercado é uma ótima maneira de ouvir as pessoas e entender o que está acontecendo no seu nicho de negócio. É captar as informações necessárias para tomar decisões certas, na direção correta.

Justamente por ser um método tão bom e efetivo, existem diversos tipos de pesquisa de mercado que atendem a diferentes propósitos. Desse modo, é preciso avaliar os tipos e entender qual é o melhor para o que sua empresa precisa.

Para melhorar as análises e as pesquisas, pode-se usar dados e ferramentas analíticas para gerar insights. Elas melhoram ainda mais a qualidade da avaliação de mercado, com automação para estudar grandes quantidades de dados.

Saiba mais sobre esse assunto a seguir.

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?

1. Hábitos de consumo

Uma das pesquisas mais comuns é a que verifica como é o comportamento dos consumidores por meio de seus hábitos. Capta o que eles costumam fazer e quais passos geralmente seguem para efetivamente chegar ao fim de uma transação.

2. Satisfação dos clientes

Essa análise visa entender se os clientes atuais estão realmente satisfeitos com a marca. Até mesmo pode indicar o que precisa ser melhorado e quais pontos precisam de atenção para melhorar as métricas.

3. Reconhecimento de marca

Outro tipo de pesquisa de mercado é o que estuda o quão impactante uma marca consegue ser. Mede o nível de reconhecimento de marca e analisa se as ações de comunicação estão sendo efetivas.

4. Realizar testes de conceito de produtos

Essa pesquisa avalia a usabilidade dos produtos. Busca levantar os pontos que os clientes mais valorizam e gostam em um item, a fim de guiar a produção. Também testa as ideias e os conceitos que foram sugeridos pela equipe.

5. Concentração de pessoas

concentração de pessoas

Essa análise busca entender quantas pessoas economicamente ativas moram em um dado local. Também pode captar a quantidade de consumidores que passa por um determinado ponto da cidade ou a densidade de pessoas em certas regiões.

Pode-se compreender essa questão com maior profundidade ao estudar as características socioeconômicas dessas pessoas e criar perfis para elas.

6. Análise do perfil do público-alvo

Um tipo de pesquisa de mercado muito relevante é a análise de público-alvo — o que inclui perguntas gerais para entender quem são as pessoas que compram de uma marca. É uma avaliação com o intuito de compreender melhor esse perfil, a fim de melhorar a comunicação.

A pesquisa pode abranger aspectos socioeconômicos, bem como comportamentais e psicográficos também. Quanto maior o escopo, mais insights serão produzidos para otimizar as ações.

7. Análise de recepção de produtos ou serviços

Logo depois de lançar um produto, a empresa pode esperar um tempo e conduzir uma pesquisa sobre a satisfação dos clientes com relação a este produto. É entender como está sendo a experiência, se há algo a melhorar e o que se pode melhorar.

8. Análise de necessidades

A análise de necessidades busca entender o que o cliente precisa para tentar identificar alguma parcela do mercado que procura inovação. Tenta compreender oportunidades para expansão.

9. Detectar novas tendências do segmento

É uma análise para verificar o que está acontecendo no mercado e quais são as inovações principais que se destacam no momento. Se parece um pouco com uma avaliação de benchmarking.

Quais são os objetivos das pesquisas de mercado?

Um dos objetivos é a identificação de padrões e tendências. Ao pesquisar no mercado, as empresas criam uma base de conhecimento com correlações e agrupamentos que favorecem ações certeiras.

É possível saber para onde o mercado está indo, com os novos rumos para os próximos anos, a fim de se manter competitivo. É mais fácil também criar perfis e grupos de clientes para segmentação da comunicação.

como fazer uma pesquisa em sua empresa

A coleta de dados ajuda a estruturar o planejamento. Oferece ideias e um horizonte para basear as novas estratégias e ações. Para o marketing, por exemplo, uma pesquisa pode ser o ponto de partida para definir as ações, as campanhas, as táticas e os indicadores.

A pesquisa de mercado também é muito útil para análise de crescimento. Possibilita visualizar onde a empresa pode abrir novas lojas, onde há oportunidades para explorar, bem como opções para melhorar o comércio online.

Outro ponto é que a pesquisa geralmente ajuda na construção e no lançamento de novos produtos. Permite entender como destacar aquele item no meio da concorrência.

Além de tudo isso, com as pesquisas de mercado é possível testar os produtos e encontrar falhas para consertar. Da mesma forma, é viável levantar sugestões de mudanças para uma nova versão ou aprimoramento.

A pesquisa também ajuda a validar uma ideia antes de começar um negócio. É possível saber se há público, se é viável financeiramente e como estruturar o produto para atender às pessoas.

Tipos de pesquisa de mercado: Como fazer uma pesquisa em sua empresa?

Vamos agora ao passo a passo de como estruturar uma pesquisa.

  • Defina um objetivo;
  • Defina o público;
  • Crie o questionário;
  • Colete os dados e os analise;
  • Tome uma decisão.

Primeiro, defina um objetivo. Tenha em mente a finalidade daquela análise para saber exatamente como fazer para alcançar aquela meta. É preciso que todos os envolvidos compartilhem o mesmo foco.

Depois, defina o público que vai responder àquela pesquisa. Ou seja, pense na amostragem.

Em seguida, crie o questionário. Pense exatamente nas questões certas de acordo com o intuito e com o escopo.

Colete os dados e os analise. Entenda o que a pesquisa está dizendo. Também é muito útil dispor os dados em formas de gráficos e relatórios para que todos vejam os resultados e interpretem bem os números.

Por fim, a empresa deve traçar uma decisão para solucionar os problemas, melhorar os produtos ou aproveitar as oportunidades.

Como a Geofusion pode ajudar na pesquisa de mercado?

A GeoFusion oferece o OnMaps, uma solução que permite entender bem o cliente e levantar dados sobre ele para facilitar as ações e as estratégias.

É possível buscar os hábitos, o comportamento do cliente, o quanto ele gasta, bem com os locais que frequenta.

A empresa descobre locais de concentração de pessoas ou interesse do público-alvo por categorias de produtos, e tudo isso gera insights precisos para novas táticas e estratégias de expansão no varejo, positivação de PDVs na indústria e gestão de territórios.

A solução da Geofusion ajuda você a olhar para a realidade concreta e entender como aproveitá-la.

Entenda como a GeoFusion ajuda a sua empresa a reduzir os erros e tomar melhores decisões.

Conclusão

Com dados para análise de mercado, as empresas são capazes de entender o que está acontecendo e se preparar para diferentes cenários.

Assim, é viável otimizar os resultados e aumentar a segurança das ações. Da mesma forma, obtém-se um retorno maior sobre os investimentos.

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