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Tipos de público-alvo: conheça 5 análises de mapeamento

Entenda como a inteligência geográfica de mercado te auxilia a descobrir exatamente onde está o seu cliente ideal

Em qualquer planejamento que tenha o intuito de atender ao mercado, é necessário não tirar o foco do que realmente importa: o seu cliente. Por isso, é sempre importante saber quais são os tipos de público-alvo aderentes à sua empresa.

No entanto, nem sempre isso é fácil de estimar. Especialmente quando se trata de companhias muito grandes ou com ampla variedade de produtos e serviços, análises de mercado como essas tendem a se tornar insanamente complexas ou simples demais.

Afinal, a disponibilidade de dados sobre os consumidores pode ser tão robusta a ponto de dificultar a identificação de aspectos relevantes.

Isto é, essas informações acabam não tendo o tratamento adequado, ou mesmo as personas ficam reduzidas a características superficiais, de modo que oportunidades significativas passam despercebidas.

Abaixo, nós contamos como resolver questões como essas.

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1. Entenda seus tipos de público-alvo com dados

Saber a importância de organizar dados em ferramentas eficientes pode não ser uma novidade para quem trabalha com inteligência de dados.

Mas é possível fazer ainda mais do que isso, e georreferenciar informações-chave sobre seus potenciais consumidores, em qualquer um dos mais de 5.500 municípios do Brasil.

Ou seja, com o software certo, você consegue descobrir onde está o seu cliente ideal, quanto ele pretende consumir com as suas categorias de produtos de interesse, e muito mais.

Como? O OnMaps, recurso líder em inteligência geográfica de mercado no País e desenvolvido por nós, da Geofusion, é a principal solução utilizada por grandes e médias empresas para análises como essas.

Isso tanto para expansão de unidades varejistas e/ou de serviços, quanto para pulverização de PDVs e gestão de territórios, no caso de indústrias de bens de consumo

Em situações que demandam avaliações pontuais e de alta complexidade, contamos também com um time de Consultoria, composto pelos maiores especialistas em estudos como esses.

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Exemplo de como nossas soluções potencializam essas estratégias é o Mackenzie, instituição que as utiliza para expandir seus negócios nas áreas de educação, saúde e agronegócio.

Desta forma, a empresa abriu 30 polos de educação à distância somente entre os anos de 2018 e 2019, gerando ainda um aumento de 42,5% no número de alunos nessa modalidade.

“A ferramenta OnMaps é versátil e atrativa para qualquer segmento. É por meio desta solução que subsidiamos e enriquecemos os estudos de mercados de acordo com nossas múltiplas linhas de negócios.”

Ruy, gerência de Negócios e Projetos

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2. Saiba quais lugares seus clientes frequentam

Não apenas o Mackenzie, mas também outras empresas de alta capilaridade e variados segmentos utilizam nossas soluções para realizar um mapeamento de mercado e, a partir disso, extrair resultados extraordinários em lugares com potencial.

Para entender de que forma a definição de tipos de público-alvo está relacionada à inteligência geográfica, podemos considerar o mapa abaixo.

Nele, utilizamos o caso de uma universidade fictícia interessada em expandir unidades e fazer captação de alunos na cidade de Belém, no Pará.

Para que essa instituição encontre as pessoas com aderência ao perfil que ela precisa, existe um critério bastante significativo para isso: antes de se matricular no ensino superior, os alunos precisam ter encerrado ou estar prestes a finalizar o ciclo básico.

Portanto, filtramos com facilidade no OnMaps onde haveria maior concentração de público com ensino médio completo ou superior incompleto.

Abaixo, representamos em tons mais escuros os locais em que essa quantidade foi maior; os mais claros indicam os territórios em que esse resultado foi menor.

Para além deste aspecto, também decidimos verificar a concorrência no município. Nas estrelas amarelas, encontramos as unidades de faculdades privadas; nas vermelhas, as públicas presentes na cidade.

Com esses dados, já seria de se estimar oportunidades significativas nas microáreas de Maracangalha, Montese / Canudos, e Guamá. Mas isso está longe de ser tudo o que o OnMaps permite descobrir.

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Microáreas em Belém (PA) com maior população possuindo ensino médio completo ou superior incompleto, comparado à quantidade de faculdades


3. Aproveite oportunidades nos arredores

Existem segmentos que, para terem sucesso em suas estratégias, dependem ainda de um outro fator: a acessibilidade.

Isto é, para que as pessoas decidam consumir esses produtos ou serviços, eles precisam estar próximos de lugares já frequentados por elas no dia a dia.

O exemplo acima sobre instituições de ensino é um dos que se enquadram nessa lógica. Os alunos, ao avaliarem onde irão se matricular, querem ter o mínimo de empecilhos para chegarem ao trabalho, almoçarem, entre outros hábitos de consumo.

Portanto, para encontrar regiões adequadas a comportamentos como esses, a empresa pode avaliar a circulação de pessoas no entorno do seu ponto, ou a distância deles em relação a outros estabelecimentos que atraem grande tráfego de clientes.

Quanto a isso, explicamos em mais detalhes no vídeo abaixo:

4. Pense no que o comprador quer para o futuro

Saber os tipos de público-alvo da empresa e os hábitos deles também pode significar entender como esses consumidores pensam a longo prazo.

Por exemplo, alguém que tenha interesse em adquirir um imóvel padrão provavelmente estará com planos para mais do que os quatro ou cinco anos comuns de faculdade ou o imediatismo de uma compra em um restaurante.

Neste sentido, qualidade de vida e facilidade de acesso a determinados bens e serviços andam em conjunto, mas de outra forma.

No mapa abaixo, consideramos as seguintes variáveis: uma imobiliária fictícia gostaria de fazer sua prospecção na região sudeste, em cidades com potencial para oferecer conforto a seus moradores, porém fora das capitais.

Para isso, buscamos por todos os municípios que tivessem um alto IDH de longevidade, ou seja, acima de 0,86 – sendo a pontuação máxima correspondente a 1 – e os representamos em amarelo.

Em seguida, procuramos descobrir quais desses lugares constituem Regiões de Influência Imediata.

Isto é, onde existe uma quantidade significativa de serviços como advocacia, contabilidade, oftalmologia, entre outros, e que justamente por isso atraem habitantes também das cidades no entorno.

Conforme indicam os vetores, Montes Claros (MG), Campinas (SP) e Bragança Paulista (SP) seriam alguns dos locais de destaque no que diz respeito ao cruzamento de longevidade com a atração exercida sobre os arredores:

Municípios com alta longevidade e influência imediata no sudeste do Brasil


5. Estime o quanto seu consumidor precisa ter disponível

Para determinados produtos e serviços, no entanto, um fator de grande importância está no poder aquisitivo do consumidor. Algumas situações em que isso se expressa ocorrem quando as empresas decidem:

  • Oferecer linhas de baixo custo, com o intuito de acessibilizar o consumo;
  • Investir em exclusividade para perfis de clientes específicos;
  • Custear uma produção cara, consequentemente aumentando o preço do produto;

Uma companhia que se encontrasse no primeiro caso precisaria procurar territórios com concentração de pessoas com uma renda média menor, como nas faixas D e E.

Já nos outros dois, dependendo do cenário em questão, deveriam focar justamente no oposto. E, novamente, nossas soluções permitem encontrar isso com facilidade.

Podemos considerar uma rede interessada em expandir em Goiânia (GO) vendendo produtos premium ou serviços que demandam alta especialização.

Após algumas análises, ela talvez chegasse à conclusão de que seus tipos de público-alvo precisariam ter uma disponibilidade X de dinheiro por mês para manter um nível de fidelidade à marca razoável.

Desta forma, haveria dois caminhos: buscar onde existem potenciais clientes a partir de um valor específico em reais, ou por faixa de renda. Na representação abaixo, consideramos este segundo cenário.

Para isso, filtramos de modo a descobrir os locais onde há maior quantidade de domicílios com renda mensal acima de R$ 4.246, abrangendo, portanto, as faixas A e B da população goiana.

Novamente, os tons mais escuros indicam onde esse resultado foi mais expressivo:

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Microáereas de Goiânia (GO) por concentração de público-alvo na faixa de renda AB


Bueno e Atlântico seriam os territórios com maior potencial para essa estratégia, caso ela se baseasse unicamente nesta variável.

No entanto, como mostramos neste post, muitos outros cruzamentos de dados são possíveis com nossas soluções, o que gera ricas e precisas análises de mercado.

Em nossos canais digitais, temos diversos conteúdos sobre isso. Quer saber mais a respeito? Recomendamos que você comece por este aqui:

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