Publicado em 06/07/2022

Setor de restaurantes no Brasil: 4 formas de mapear oportunidades

Setor de restaurantes no Brasil: 4 formas de mapear oportunidades

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:

Muitas mudanças têm ocorrido no setor de restaurantes no Brasil desde o início da pandemia.

Embora se tratasse de um tipo de atividade que pudesse manter as portas abertas durante o isolamento social, parte deles ainda não estava adaptada ao delivery e precisou mudar suas operações, alguns chegando inclusive a fechar.

No entanto, com a flexibilização nas normas para reabertura do mercado, houve um aumento no número de novos bares e restaurantes.

Em São Paulo, por exemplo, os bairros Vila Madalena, Jardim Paulistano e Tatuapé lideram essa retomada nas áreas de alta renda, havendo crescimento de 17,62%, 16,44% e 16,32%, respectivamente.

Por um lado, é bastante positivo que o setor volte a se aquecer. Mas, com o surgimento de tantos players, como manter o ritmo de expansão e ficar à frente da concorrência?

É sobre isso que falaremos neste post.

setor-de-restaurantes-no-brasil-2-min

1. Tenha dados do setor de restaurantes no Brasil

Característica importante neste segmento é o fato de possuir imensa quantidade de players no País, o que torna desafiador identificar os lugares onde é possível obter os melhores resultados.

Por isso, grandes e médias empresas usam nossas soluções em inteligência geográfica de mercado para fazer esse estudo.

Com elas, as companhias analisam dados com alta precisão de:

  • Todos os 5.570 municípios do território nacional;
  • Comportamento de consumo da população;
  • Perfis e localização de potenciais clientes;
  • Mapeamento em diferentes escalas geográficas, até o nível de quarteirão; 
  • E muito mais.

Nova call to action

2. Faça uma análise de concorrência

Utilizando um software de geomarketing, estimar o market share da empresa se torna uma tarefa bastante simples e fácil de visualizar.

Podemos seguir o exemplo da Vila Madalena, e considerar um cenário em que uma grande rede quisesse entender melhor aquele território, o que o torna tão atrativo a seus concorrentes e quais as possibilidades de atuação.

Com o OnMaps, a ferramenta líder no segmento e desenvolvido pela Geofusion, ela poderia identificar a presença de players tanto grandes quanto pequenos – afinal, em muitos locais há estabelecimentos de menor porte que são tão ou até mais fortes que redes maiores.

O recurso pode ser utilizado para análises que vão muito além de um único ponto, sendo aproveitado para concretizar planos de expansão de dezenas ou mesmo centenas de unidades.

Outra opção é contratar um serviço de Consultoria, como o que também oferecemos contando com os maiores especialistas em geomarketing do País, em caso de estudos complexos e esporádicos.

Na análise sobre a Vila Madalena, essa empresa fictícia logo conseguiria um mapeamento de todos os estabelecimentos existentes neste território, conforme abaixo.

Em vermelho, localizamos todos os restaurantes do bairro e, em amarelo, destacamos os que são específicos de venda de fast-food, totalizando 375 unidades:

setor-de-restaurantes-no-brasil-mapa-1-min

Análise de concorrência para restaurantes no bairro Vila Madalena, em São Paulo (SP)


3. Descubra o potencial de consumo

No entanto, será que este é de fato o lugar mais auspicioso para essa empresa específica que pretende abrir novas unidades?

Depende. Quando se trata do setor de restaurantes no Brasil, é preciso levar em consideração toda a diversidade de perfis de clientes e possibilidades de atuação.

Por um lado, a Vila Madalena chama atenção por seu alto fluxo de pessoas, fácil localização, além da alta presença de bares e outros estabelecimentos semelhantes.

Esses fatores, embora atrativos, também elevam a concorrência, mas isso não significa que haja predominância de pessoas com as características particulares procuradas pela rede em questão.

Levando em consideração que essa empresa também esteja interessada em definir isso por bairro – ao invés de quarteirões ou municípios, por exemplo -, ela poderia fazer uma busca com base no poder de compra de seu público-alvo.

Podemos partir da ideia de que essa rede de restaurantes seria especializada em refeições para cafés da manhã, almoços, jantares e lanches, e então filtrar diretamente o potencial de consumo dessa categoria de produtos.

Mas ainda conseguimos ir além: algo comum é que empresas desse segmento tenham clientes que estejam em uma faixa de renda C – isto é, com rendimento mensal domiciliar entre R$ 1.378 e R$ 4.478.

Portanto, o cenário logo mudaria se comparado à análise anterior. No mapa abaixo, as cores mais quentes mostram onde há maior quantidade populacional com essas características. Já as mais escuras, lugares em que essa proporção é menor.

No resultado obtido, as regiões centrais deixam de ser tão relevantes, e as que se destacam são Parada de Taipas, Cidade Tiradentes e Cocaia.

setor-de-restaurantes-no-brasil

Potencial de consumo por bairros com predominância de faixa de renda C em São Paulo (SP)

4. Entenda a movimentação de seu público

E por que isso acontece? Uma primeira resposta é: dependendo da faixa de renda vista pela companhia, os lugares onde ela deve se concentrar diferem.

Mas este não é o único fator: a quantidade de habitantes no território, a circulação de pessoas, entre vários outros aspectos também influenciam neste resultado.

Embora, em regiões centrais, fluxos como esses sejam altos devido à grande presença comercial, há horários em que o mesmo ocorre mesmo em áreas domiciliares.

Afinal, além de muitas pessoas se deslocarem entre esses dois tipos de territórios diariamente, há diversas outras movimentações que ocorrem entre esse trajeto: ou seja, famílias que levam os filhos à escola, paradas em estações de trens, metrôs, etc.

Todos esses caminhos atraem certas quantidades de clientes, e são informações estratégicas a serem consideradas na abertura de um ponto comercial.

Quer saber mais sobre isso? Em nossos canais digitais, possuímos dezenas de materiais para você a respeito. Nós recomendamos este aqui:

Nova call to action

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing

Canais indiretos: o que são e como alcançá-los com geomarketing

Loja perfeita no varejo: o que é e como tornar o ponto de venda mais eficiente