SoluçõesCasesAcademiaBlogTalentosInstitucionalSuporte
Ensino

Segmentação Geográfica: Faça Corretamente! [Passo a Passo]

Quando uma empresa opta por realizar uma campanha de marketing, geralmente, ela tenta abranger o seu produto para o maior público possível.

As empresas acreditam que, desta forma, é possível criar um reconhecimento mais concreto de suas marcas. De certa forma, isso realmente funciona. 

No entanto, podemos dizer que, em alguns casos, essa não é a melhor opção para abrangência de marca. 

Uma estratégia que está se tornando promissora no mercado é a segmentação geográfica que, diferentemente das campanhas tradicionais, não tenta abranger a marca para todos os públicos existentes. 

Nesse estudo, a publicidade da empresa é delimitada a somente alguns nichos, de forma menos abrangente. 

Desta forma, as empresas conseguem investir em um marketing certeiro para um público que realmente se interessa por seus produtos. 

No entanto, não são todos os empreendedores que conhecem os benefícios da segmentação geográfica. 

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que, qual sua importância e como realizá-la. Quer saber mais? Então, continue conosco e confira! 

O que é segmentação geográfica?

o que é segmentação geográfica

Em suma, a segmentação geográfica é uma estratégia que visa dividir o mercado e seus públicos, respeitando as particularidades e as características de cada localização. 

Com ela, é possível delimitar estratégias de vendas e marketing mais focada em um só público, tornando-a menos abrangente. 

Isso pode ser utilizado em companhias de pequeno, médio e grande porte, de ramos diferentes, e de forma local, regional, nacional ou até mesmo internacional.

Algumas empresas acham que a segmentação geográfica é importante quando a localização do público é diferente. 

E esse é um dos objetivos dessa estratégia de segmentação: definir a localização certa do seu público e, assim, investir em publicidade mais customizada. 

No entanto, para isso, você deve realizar uma Análise de Mercado para saber onde está e quem é o seu cliente ideal. Somente dessa forma, você conseguirá aplicá-la de maneira correta. 

Qual a importância da segmentação geográfica?

a importância da segmentação geográfica

Podemos dizer que a segmentação geográfica é um passo crucial na realização de pesquisas de mercado ou na criação de estratégias de marketing.

Somente com ela, o empreendedor poderá manter o foco e alcance de suas metas rapidamente. 

Por conta disso, atualmente, é possível explorar novas ideias estratégicas dentro do marketing, como a análise de mercado, o público-alvo e os dados demográficos. 

Com essas informações, as empresas conseguem ver quais são os hábitos de consumo de cada cliente e, assim, criar uma campanha publicitária específica.

No entanto, a importância da segmentação não está só relacionada com o direcionamento de publicidade, mas também com os insights que os dados fornecem para as empresas. 

Com esses dados, é possível abrir um universo de possibilidades que podem ser utilizadas em campanhas segmentadas por região.

Exemplos de segmentação geográfica 

Dentro da segmentação geográfica, existem três exemplificações para serem utilizadas em um negócio, sendo elas:

  • Segmentação Geográfica Local: essa estratégia é bem utilizada em pequenas cidades. Portanto, eles acabam definindo o seu público com os cidadãos que moram por perto e direcionam suas publicidades para um pequeno grupo de pessoas. 
  • Segmentação Nacional: essa segmentação pode ser utilizada por empresas que possuem presença nacional e querem lançar campanhas publicitárias onde estão instaladas. Com essa estratégia, elas podem estudar o seu público detalhadamente e realizar projetos diferentes de seus concorrentes. 
  • Segmentação Internacional: nesse caso, as empresas devem ser muito mais precisas, já que não estão lidando com um tipo específico de público e, sim, com culturas diferentes. Por isso, com essa segmentação, as empresas conseguem denominar certamente as peças publicitárias ideais para cada país envolvido. 

Adotando o segmento geográfico como estratégia de marketing, é quase que impossível não ter retorno, já que ele permite que você tenha várias cartas na manga para suas campanhas. 

No entanto, é muito importante ter em mente o seu objetivo principal com o segmento geográfico. Somente assim, você poderá desenvolver estratégias promissoras que serão destaques entre outras. 

Tipos de segmentação geográfica 

tipos de segmentação geográfica

A segmentação geográfica é uma forma prática e clara de maximizar a precisão dos resultados de campanhas de marketing, identificando grandes grupos de consumidores através de características específicas. 

No entanto, existem diversas formas de montar uma estratégia com base nela. Mas os pontos principais que não podem faltar em uma análise de segmentação são:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Renda;
  • Ocupação;
  • Nacionalidade. 

Esses são os tipos de segmentação geográfica que podem ser utilizadas em uma campanha publicitária. Com esses dados, uma empresa poderá desenhar certamente uma estratégia para o direcionamento de seus produtos. 

Como fazer segmentação geográfica?

como fazer segmentação geográfica

Por conta de seus benefícios, a segmentação geográfica deveria ser a primeira opção quando alguma empresa está desenhando uma estratégia de marketing. 

No entanto, nem todos sabem por onde começar. Por isso, separamos algumas dicas para você iniciar a sua segmentação. Confira! 

Encontre suas personas 

Para começar a sua segmentação geográfica, é necessário que você encontre suas personas — personagens fictícios que trazem consigo características do seu público. 

É possível encontrar a sua persona com os tipos de segmentação geográfica que foi citado anteriormente, como hábitos, hobbies, profissão, idade, nível de instrução, conteúdos consumidos e os canais intermediários. 

Com esses dados na palma da mão, as empresas conseguirão definir alguns padrões de comportamento que serão úteis no desenvolvimento de estratégias específicas para os consumidores. 

Defina um planejamento estratégico 

Antes mesmo da empresa decidir onde vai instalar suas campanhas, é indispensável que ela realize um planejamento estratégico. 

Portanto, coloque em um papel os objetivos do seu negócio, o orçamento disponível para campanha, os perfis dos consumidores e outros pontos que são considerados importantes para o impulsionamento da estratégia. 

Opte por ações de marketing eficientes 

Atualmente, o marketing é uma ferramenta imprescindível para que um negócio dê certo. Por isso, existem diversas ferramentas que são úteis para o crescimento de uma estratégia publicitária. 

Por exemplo, a análise de persona é uma ação eficiente do marketing que permite a identificação do público das empresas. E, essa ação está diretamente relacionada ao segmento geográfico, já que auxilia no direcionamento da campanha. 

Sendo assim, a Geofusion é a plataforma mais completa de geomarketing do Brasil, que pode auxiliar empresas a definirem estratégias de uma forma prática. Seja qual for o segmento, nossa plataforma consegue captar dados precisos do mercado.

Conclusão

Agora que você já sabe os benefícios da segmentação geográfica nas empresas, você pode implementá-la na sua de forma eficiente e precisa. 

No entanto, lembre-se que é necessário um estudo do público-alvo para que a estratégia seja uma aliada em suas campanhas publicitárias. 

Para que você seja certeiro em suas campanhas, é possível utilizar ferramentas completas para a captação de dados do seu negócio. 

Por isso, nós da Geofusion temos a melhor plataforma de geomarketing para realizar a análise completa de sua empresa. Com ela, você consegue realizar a segmentação de forma otimizada para criar campanhas promissoras. 

Está esperando o que para criar a sua estratégia com dados precisos? Venha conferir a plataforma da Geofusion e maximize os resultados das suas campanhas!

Veja também

Varejo/Serviços
09.08.2022 | Por Susana Figoli / Dir. de Inteligência de Mercado | 10 min

Ponto Comercial: 11 Formas Estratégicas para Escolher o Local!

Leia mais
Indústria de Bens de Consumo
05.08.2022 | Por Caio Sanchez / Editor | 10 min

Pesquisa de Potencial de Mercado: 3 Dicas Essenciais [2022]

Leia mais
Varejo/Serviços
04.08.2022 | Por Geofusion

Geofencing: 4 Exemplos Práticos e Como Implementar

Leia mais