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Segmentação Demográfica: Objetivos e Como Fazer? [Completo]

A segmentação demográfica é aquela aliada indispensável para otimizar as suas campanhas, direcionando as ações para as pessoas certas.

Com ela, é possível classificar o público geral em grupos menores e assim encontrar compradores em potencial para o seu negócio.

Dados como idade, renda e gênero são avaliados para entender o perfil do seu consumidor, aumentando as chances de venda.

Quer saber como aplicar essa técnica na sua empresa? Então continue a leitura para descobrir como a categorização ajuda a elevar a receita do seu negócio.

O que é a segmentação demográfica?

o que é segmentação demográfica

A segmentação é um recurso do marketing digital que classifica e separa o público-alvo a ser atingido nas campanhas.

Ou seja, funciona como um filtro, que ajuda a selecionar os consumidores com reais chances de fechar uma compra com a sua empresa.

Para isso, são considerados diversos dados populacionais, como idade, gênero, profissão e renda, por exemplo.

Objetivos da segmentação demográfica

O objetivo dessa estratégia é direcionar as ações para compradores específicos, aqueles que estão mais inclinados a realmente consumir o seu produto.

Com isso, é possível planejar uma comunicação mais assertiva e reduzir custos, uma vez que você sabe para quem promover seus conteúdos.

Importância da segmentação demográfica para seu negócio

Segmentar o seu público aumenta as chances de conversão, pois filtra os compradores em potencial e descarta as pessoas que não têm interesse em consumir o seu produto.

No marketing digital, quanto maior a divisão, melhores são os resultados.

Pensando nas redes sociais, as chances de atingir uma grande quantidade de pessoas é inegável.

Segundo um estudo da Statista, já são mais de 99 milhões de brasileiros ativos só no Instagram.

Contudo, nem sempre um grande alcance é sinônimo de alta nas vendas.

Se a sua loja vende cosméticos masculinos, por exemplo, e a maior parte do público atingido pela campanha foi de mulheres, as conversões serão muito baixas.

Por outro lado, quando você direciona essa ação em canais digitais por meio desse fracionamento, é possível chegar exatamente naquelas pessoas com maior probabilidade de compra.

Usando a loja de cosméticos masculinos de novo, é possível escolher que o anúncio chegue apenas para homens entre 20 e 35 anos, por exemplo.

Quais as características da segmentação demográfica?

A segmentação demográfica divide o mercado em parcelas menores e mais específicas, tendo como base dados sobre a população em comum.

Utilizar essa análise traz inúmeros benefícios para a empresa, como:

  • aumento na retenção e fidelização de clientes;
  • estratégias de marketing mais assertivas;
  • redução de custos;
  • aumento da receita;
  • ajustes nos produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes com eficiência.

Quais são as variáveis da segmentação demográfica?

Os dados populacionais são a base para segmentar o público de maneira demográfica.

Na prática, utilizam-se as seguintes variáveis:

  • idade;
  • gênero;
  • renda;
  • escolaridade;
  • profissão;
  • estado civil;
  • classe social;
  • nacionalidade;
  • geração;
  • cargos.

Dependendo do segmento, também podem ser utilizadas variáveis demográficas mais específicas.

Por exemplo, imagine que uma loja esportiva deseja divulgar a nova camisa do time A.

Neste caso, ações que chegam aos torcedores do time B não têm muitas chances de conversão, certo?

Já com os dados demográficos, a loja consegue segmentar o público para encontrar torcedores da equipe A e assim direcionar a campanha especificamente para eles.

Segmentação demográfica: exemplos

Idade

As necessidades do público variam de acordo com a faixa etária: um adolescente consome produtos diferentes de um idoso, por exemplo.

Neste ponto, a idade é fundamental e por isso é uma das variáveis mais utilizadas na estratégia de divisão do público.

É possível fazer esse filtro de duas maneiras: por idade mesmo e por ciclo de vida.

exemplos de segmentação demográfica

Veja alguns exemplos de idade:

  • público abaixo dos 30 anos;
  • público acima dos 60 anos;
  • público entre 20 e 25 anos.

Agora alguns exemplos de ciclo de vida:

  • crianças;
  • adultos;
  • idosos.

Profissão

Algumas empresas podem se beneficiar muito da classificação do público por profissão. Isso porque existem produtos que são mais atrativos para determinadas ocupações.

Uma loja que vende suprimentos para escritório pode direcionar suas ações para pessoas que trabalham nesse ambiente, como advogados ou bancários, por exemplo.

Gênero

Outro fator bastante utilizado para categorizar os consumidores é o gênero, que ajuda a delimitar bem o público de acordo com os produtos comercializados pela empresa.

Essa divisão pode ser:

  • masculino;
  • feminino;
  • não-binário.

Renda

A variável de renda mostra o poder de compra do consumidor traduzido em números, o que facilita muito o processo de separação.

É possível classificar por rendimento individual ou familiar, por exemplo.

Estado civil

O estado civil é uma variável bem importante para alguns nichos, como lojas de vestidos de noivas, por exemplo.

Vale destacar que é possível combinar essas variantes para conseguir uma divisão mais específica.

Como fazer segmentação demográfica?

A melhor maneira de aplicar a divisão de clientes na empresa é contar com o auxílio de um software de inteligência geográfica, como o OnMaps da Geofusion.

Com ele, é possível ter acesso a milhares de informações reais extraídas de fontes públicas e privadas para ajudar no mapeamento de mercado.

Os dados compartilhados no software podem ser utilizados como base na definição de estratégias de marketing, para encontrar as melhores oportunidades de negócio e ainda para encontrar o local ideal para a sua loja.

Ter todas as informações demográficas reunidas em um só lugar facilita o processo de planejamento e ajuda a entender quem é o seu público e, principalmente, onde ele se encontra.

Use a segmentação de maneira prática e rápida para aumentar as vendas!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo aprendemos muito sobre a importância do direcionamento nas campanhas de marketing e como a segmentação demográfica é uma grande aliada nesse processo.

Como você pode observar, a estratégia de dividir o público conta com diversas variáveis que ajudam nesse direcionamento.

É possível, inclusive, combinar fatores para conseguir uma classificação bem específica para as suas divulgações.

Com isso, as campanhas são otimizadas e chegam onde devem chegar: nas pessoas com maior probabilidade de consumir o seu produto.

A consequência dessa estratégia é a fidelização de clientes, redução de custos e aumento nas vendas.

Busque as variáveis ideais para o seu negócio e aplique a técnica na sua empresa com a ajuda do software OnMaps.

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