Publicado em 21/10/2021

Qual a vantagem de usar dados digitais para expansão?

Qual a vantagem de usar dados digitais para expansão?

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:

Ainda que os recursos informacionais façam parte há anos do cotidiano das pessoas e do ambiente de trabalho há vários anos, nem sempre as empresas sabem qual a vantagem de usar dados digitais em sua tomada de decisão.

Redes de varejo que pretendem expandir unidades, por exemplo, frequentemente o fazem baseadas apenas no feeling, sem um mapeamento de mercado preciso de locais onde poderiam extrair grandes resultados.

Por esse motivo, elas acabam não tirando proveito de todo o potencial que determinadas regiões poderiam trazer. Neste post, falaremos mais sobre isso.

Qual a vantagem de usar dados digitais georreferenciados

No que diz respeito a planejamentos de expansão, um bom estudo do território é de grande importância para os resultados que a loja vai obter a partir da abertura.

Isso porque cada lugar atrai um determinado perfil de público. Portanto, saber onde há maior concentração daquele que a empresa pretende atingir é um primeiro passo para obter ganhos extraordinários.

No Brasil, as grandes e médias empresas utilizam o OnMaps, software de inteligência geográfica de mercado líder no País para essas estratégias.

Com a ferramenta, os usuários conseguem ter fácil acesso a:

  • Milhões de dados de fontes diversas, públicas e privadas
  • Mapeamento preciso dos mais de 5.570 municípios 
  • Metodologias exclusivas que permitem analisar concorrência e novas oportunidades

Nova call to action


Além disso, no caso de companhias que possuem demandas complexas e pontuais, também é possível contratar os serviços de
Consultoria – que, assim como o OnMaps, oferecemos na Geofusion.

Desta forma, é possível contar com o conhecimento dos maiores especialistas do segmento para encontrar as soluções ideais ao seu negócio, independentemente do foco de atuação.

Leia também: Loja de rua ou shopping?

Como o mapeamento gera acurácia às análises

Além desses aspectos, um mapa realizado com recursos como os do OnMaps permite ter grande precisão nas análises de mercado. Mas de que forma?

Acontece que, com as nossas soluções, é possível estudar territórios em escala bastante granular, chegando ao nível de quarteirão.

No que diz respeito ao entendimento sobre o consumo da população, é uma forma de descobrir precisamente os locais ideais para direcionar as lojas.

Um exemplo disso é o caso do gif abaixo, em que procuramos identificar os setores censitários de Belo Horizonte (MG), nos quais os habitantes teriam maior intenção de gastar com refeições fora de casa – ou seja, almoços, jantares, entre outros.

Selecionamos o mapa em cinco níveis e, então, filtramos apenas o que indica o maior deles. Com dados como esses, redes de restaurantes e fast food já teriam uma ótima noção inicial de lugares com alto potencial para expandir:

qual-a-vantagem-de-usar-dados-digitais-onmaps

Potencial de consumo para alimentação fora do lar por setor censitário em Belo Horizonte (MG)

Onde direcionar lojas em casos específicos

Muitas vezes, saber apenas o poder de compra da população para determinadas categorias de produtos está longe de ser o único interesse da empresa.

Este é um dos aspectos no qual a vantagem de usar dados digitais para estudos de expansão se torna mais evidente.

Afinal, o profissional consegue não apenas considerar vários fatores em uma única análise, mas também mudar seus critérios, caso julgue necessário.

No caso de Belo Horizonte, decidimos adicionar um elemento para ajudar a filtrar os melhores locais para investir.

Pensando nisso, imaginamos uma rede de restaurantes que se beneficie principalmente da movimentação noturna – como é o caso de algumas redes – e, portanto, queira saber em quais partes da cidade esse hábito é predominante.

Com apenas alguns cliques, conseguimos encontrar esses territórios no OnMaps, os quais representamos em geometrias transparentes abaixo, e mantivemos o cruzamento com os setores de alto potencial.

As oportunidades logo se mostram ainda mais acuradas e visíveis:

qual-a-vantagem-de-usar-dados-digitais-onmaps

Lugares com movimentação noturna x potencial de consumo para alimentação fora do lar em Belo Horizonte (MG)

Por que a inteligência geográfica reduz custos

Além desses aspectos, outra questão mostra qual a vantagem de usar dados digitais para análises de expansão, especialmente no retorno financeiro.

Ao utilizar o OnMaps, a pessoa economiza tempo não apenas de deslocamento como também de estudo por parte da equipe responsável.

Uma vez que as informações necessárias para o sucesso do projeto já ficam concentradas em um único lugar e de maneira fácil de mapear, menos precisa ser gasto com operações como pesquisa e extração de informações.

E isso pensando apenas na etapa de planejamento. Entretanto, mesmo após a implantação, também a estimativa de lucro se torna mais palpável.

Afinal, não apenas o potencial de consumo pode ser descoberto, mas fatores como concorrência e canibalização, também.

É o que buscamos analisar na imagem abaixo, na qual as estrelas amarelas representam as unidades de uma rede fictícia de restaurantes e, em roxo, todos os outros players do segmento. A partir dela, alguns aspectos são perceptíveis:

  1. Uma unidade está em local com alto potencial, mas não aproveita tanto o movimento noturno
  2. Outra está posicionada conforme o horário e a propensão de consumo, mas em área de alta concorrência
  3. Duas unidades estão em locais em que a relação horário x competição x potencial estão relativamente equilibradas

Com um mapeamento como esse, o analista consegue identificar eventuais gargalos nessas unidades, bem como apontar caminhos para que elas sejam realocadas em territórios mais oportunos.

qual-a-vantagem-de-usar-dado

Unidades x concorrência em Belo Horizonte (MG)

 

Quando é necessário comparar possibilidades

Como fazer, portanto, para solucionar questões como essas? Utilizando nosso ecossistema de dados, os locais com as características necessárias são tão fáceis de encontrar quanto aqueles em que a rede já está presente.

Com o mesmo mapa das análises anteriores, localizamos outros dois territórios que possuem alto potencial, movimentação noturna e competitividade relativamente baixa.

Caso estivéssemos pensando em realocar as duas unidades problemáticas do exemplo anterior, poderíamos simplesmente indicar essas áreas.

No entanto, também existe a alternativa de que a empresa decida redirecionar apenas uma delas, e descontinuar a outra. Isso implica escolher o lugar que terá maiores chances de trazer retorno à companhia.

Para esse tipo de estudo – ou seja, em que é necessário comparar dois ou mais territórios -, o OnMaps é tão simples e flexível quanto no que diz respeito ao mapeamento digital.

Conforme mostramos abaixo, decidimos avaliar um lugar que fica nos arredores da avenida dos Bandeirantes, e outro da rua do Ouro.

Com alguns cliques, conseguimos extrair um relatório que contém diversas informações sociodemográficas, como renda média local, fluxo de pessoas que circulam na região, entre outras:

qual-a-vantagem-de-usar-dados-digitais-onmaps

Comparação de duas áreas de Belo Horizonte (MG)


A partir das informações obtidas, concluímos que a região da avenida dos Bandeiras possui mais moradores. No entanto, o
poder aquisitivo pelo total de domicílios é maior nos arredores da rua do Ouro.

Ficaria à escolha dessa empresa, então, decidir entre o critério que mais diz respeito ao sucesso de seu produto: isto é, se a venda pelo preço, ou pela quantidade.

Isso tudo que nós mostramos foi feito sem necessidade de deslocamento de equipe, e nem mesmo dispêndio de muitos recursos.

E você, já entendeu qual a vantagem de usar dados digitais para a sua análise de expansão?

Quer saber mais sobre a Geofusion e nossas soluções? Preencha o formulário abaixo para agendar uma demonstração:

Nova call to action

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing

Canais indiretos: o que são e como alcançá-los com geomarketing