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Estudo de mercado potencial: conheça 5 benefícios em usar dados personalizados

Saiba como dados ainda mais granulares, frescos e que refletem a pandemia podem te auxiliar a encontrar as melhores oportunidades no seu segmento

Estimar com precisão o mercado potencial que existe para algum produto ou segmento é geralmente um grande desafio para as empresas.

Quando se trata de uma companhia que possui diversas linhas e públicos para atender, isso se torna ainda mais complexo.

Como saber onde encontrar um consumidor interessado em alimentos orgânicos, por exemplo, e discernir as unidades em que esses itens devem receber maior atenção?

Questões como essas surgem não apenas sobre hábitos relacionados à comida, mas no que diz respeito também a preferências por determinados eletrodomésticos, artigos do lar, bebidas… em suma, a lista é grande.

Abaixo, nós mostramos como descobrir com granularidade essas diferenças nos hábitos de consumo, em qualquer uma das mais de 5.500 cidades do País, e as principais vantagens disso.

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1. Entender o mercado potencial de qualquer lugar do Brasil

Para analisar oportunidades, seja para expansão, seja para pulverização de pontos de venda ou gestão de territórios, a principal maneira utilizada pelas grandes e médias empresas consiste em fazer um mapeamento por meio do OnMaps.

Trata-se do software líder em inteligência geográfica de mercado no Brasil, que extrai milhares de dados de diversas fontes confiáveis, tanto públicas quanto privadas.

Outra possibilidade é contratar os serviços de Consultoria, oferecidos por nós da Geofusion, contando com o know-how dos maiores especialistas do segmento para quem possui demandas complexas e pontuais.

Potencial de consumo personalizado

Com o OnMaps, os usuários conseguem obter diversas informações estratégicas, como:

Para que isso aconteça, a ferramenta passa por atualizações constantes de modo a fazer com que os dados reflitam da melhor maneira a dinâmica do mercado.

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2. Possuir dados frescos que refletem a pandemia

No que diz respeito ao entendimento das nuances do cenário econômico, um fator de grande relevância para qualquer segmento é o impacto da pandemia.

Além de determinados estabelecimentos terem sido considerados essenciais e poderem abrir durante o período, outros fecharam e muitos adaptaram suas estratégias de negócios.

Acrescenta-se a isso o fato da classificação das empresas e os planos de retomada terem sido diferentes conforme estados e municípios, e logo dá para ter uma noção da complexidade desses fatores.

Mesmo em um contexto pós-pandemia, os acontecimentos de 2020 e 2021 tendem a se prolongar pelos próximos anos.

Enquanto houve quem tivesse prejuízo, contraísse empréstimos e tivesse que se adaptar às pressas às novas tecnologias, também há casos de companhias que cresceram, aceleraram a expansão e assumiram fatia significativa de seus segmentos.

Como medir então o mercado potencial neste cenário?

Diante de desafios como esses, é necessário possuir dados frescos, e que refletem não apenas essas mudanças nos negócios, mas também nas compras da população.

Para isso, o potencial de consumo personalizado é uma solução inédita no Brasil, que permite compreender nuances territoriais e mercadológicas.

Ou seja, o OnMaps possibilita identificar as regiões em que, entre produtos específicos elencados pelo contratante, tenha ocorrido um aumento, diminuição ou estabilidade no interesse do público.

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3. Ter alta granularidade nos estudos

Com o potencial de consumo personalizado, além de entender as diferenças geográficas na intenção de compra da população, o profissional de inteligência consegue compreender nuances ainda mais sutis também entre seus clientes e prospects.

Uma rede de supermercados, por exemplo, consegue discernir com maior facilidade onde vale mais a pena vender produtos de alimentação saudável das regiões em que as pessoas não estão tão preocupadas com essas categorizações.

Isso porque, ao contratar esse dado para suas análises de mercado, o usuário seleciona os produtos que tem mais interesse em mapear. Desta forma, ele monta uma “cesta” para acompanhar e identificar seu mercado potencial para isso.

Mesmo quando se trata de empresas que lidam com ofertas muito diversas – como lojas de departamento, atacados, atacarejos, entre outros -, também é possível obter informações sobre cada um desses itens de interesse.

No mapa abaixo, por exemplo, buscamos identificar o potencial de consumo para chocolates no centro do Paraná.

Divididos em setores censitários, representamos em cores frias onde o resultado foi maior; nas quentes mostramos os locais em que foi menor.

Em caso de redes com várias unidades distribuídas na cidade, já seria possível saber que as situadas no entorno do centro constituiriam um mercado potencial interessante para venda de chocolates.

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Dashboard de potencial de consumo personalizado

Além dos gráficos, o profissional consegue extrair tabelas para que consiga tratar os dados manualmente ou integrá-los a outras plataformas, caso prefira.

Ou seja, o potencial de consumo personalizado pode ser analisado de diversas formas, uma vez que possui a versatilidade característica das soluções que oferecemos na Geofusion.

Assim como todos os nossos produtos, trata-se de um produto desenvolvido com a acurácia e o foco no sucesso do cliente. Quer saber mais sobre isso? Acesse o conteúdo exclusivo:

Potencial de consumo personalizado

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