Publicado em 11/05/2020

Inspirar pra não pirar #7: notícias para pensar em soluções nesta semana

Inspirar pra não pirar #7: notícias para pensar em soluções nesta semana

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:

Em meio ao cenário complexo e desafiador pelo qual o mercado está passando, cada vez mais pessoas e empresas encontram alternativas para resolver a situação de diversos segmentos.

Confira abaixo alguns dos principais caminhos encontrados nos últimos dias.

Varejistas criam aplicativo para oferta de emprego

A situação do desemprego no Brasil já estava delicada antes da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, com o fechamento das empresas, o número de profissionais fora do mercado aumentou.

Como as medidas não afetaram igualmente a todos os segmentos, 29 entidades pertencentes aos menos impactados se uniram para criar um aplicativo que divulga oportunidades no setor.

Vagas no Varejo, nome dado à iniciativa, é produto de uma parceria entre Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) e Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Tegra Sistemas e advance.

Venda antecipada movimenta empresas de turismo

As empresas associadas ao lazer estão entre as mais impactadas pela pandemia. Além das agências de viagens, estão incluídas nessa categoria estabelecimentos como bares e restaurantes.

Como tudo passa, elas já estão elaborando formas de fazer com que o consumo futuro mantenha as finanças no presente.

A Heineken e a Campari, por exemplo, lançaram uma plataforma por onde os clientes podem comprar um voucher entre um dos botecos selecionados e consumir após o fim da pandemia. A iniciativa se chama Ajude Um Buteco.

Ação semelhante foi realizada pelo Hotel Urbano. Por meio de seu site, a organização decidiu oferecer pacotes promocionais para viagens que forem realizadas em 2021.

New call-to-action

Omnichannel é impulsionado no Brasil

As vendas que integram canais digitais e offline já eram tendência mundial desde o início do ano. Apesar disso, nem todas as empresas aptas aderiam a essa estratégia.

Nas últimas semanas, com o foco voltado para o delivery e a logística das empresas, além da impossibilidade de atendimento no espaço físico, a atenção se voltou para os serviços online.

Assim, a eficiência nesse tipo de operação se tornou central. Soluções ágeis surgiram e, com a mudança de comportamento no consumo, a probabilidade é de que parte significativa se mantenha após a quarentena.

Empresas lançam soluções tecnológicas para PMEs

Além do Movimento #CompredoBairro, no qual grandes corporações incentivam a compra de produtos em comércios locais, outras ações também ocorrem para ajudar os pequenos a chegarem aos seus clientes durante a pandemia.

É o caso do Banco Carrefour, que criou uma plataforma para micro e pequenos negócios se divulgarem. O #JuntosPeloSeuNegócio, nome dado à iniciativa, já conta com mais de 140 empreendimentos cadastrados, segundo dados divulgados na Exame.

Outra tecnologia criada para ajudar esse segmento a superar a crise é o aplicativo da Clarke Energia. Por meio dele, a startup ensina aos usuários como economizar na energia de seus estabelecimentos, reduzindo gastos e tendo um consumo mais sustentável.

inspirar-nao-pirar-7-2

Europa começa a se recuperar de casos

Após semanas de crise sanitária, países europeus começaram a registrar menores números de casos diários nos últimos dias. É o caso da Itália e da Espanha.

Ambos presenciaram o achatamento da curva de transmissão, e começaram a discutir as medidas a serem tomadas nas próximas semanas.

Fora da Europa, outras regiões também apresentam bons sinais. A Coreia do Sul completou duas semanas sem novos casos de Covid-19, após três meses de distanciamento social e fechamento dos comércios.

Além dessas notícias, selecionamos também um conteúdo exclusivo para te ajudar a pensar em soluções extraordinárias para hoje e para os novos tempos. Confira:

New call-to-action

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing