SoluçõesCasesAcademiaBlogTalentosInstitucional
EnsinoImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida adotada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para medir o nível de desenvolvimento dos países, levando em conta não apenas seu crescimento econômico, mas também indicadores sociais, como educação e saúde. Quanto mais próximo do número 1, maior o IDH.

Os componentes do indicador são: longevidade, acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda) – e podem ser consultados separadamente no OnMaps.

Para compor o IDH das cidades brasileiras (denominado IDHM), a PNUD adaptou sua metodologia para o nosso contexto. São considerados os indicadores nacionais disponíveis mais adequados para a avaliação dos municípios brasileiros, todos derivados do Censo do IBGE:

• A longevidade é medida pela expectativa de vida ao nascer
• O indicador do acesso ao conhecimento é composto pela escolaridade da população adulta e pelo fluxo escolar da população jovem
• E o padrão de vida leva em conta a renda municipal per capita.

Fonte: as informações de IDHM foram divulgadas no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, produzido pelo PNUD Brasil, em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro, com base em dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010.

Ano da Informação: 2010 (e atenção: o IDH não é projetável)

Nível geográfico: informação disponível apenas para os níveis municipal e estadual.

Veja também

Varejo/Serviços
10.06.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Expansão de empresas: aprenda com as matcons

Entenda como o varejo de construção utiliza inteligência geográfica para entendimento de mercado e abertura de novas lojas

Leia mais
Indústria de Bens de Consumo
27.05.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Indústria de HPPC: mapeando potencial para itens de cuidados pessoais

Entenda como as empresas do setor utilizam dados sobre local e perfil de entorno para análises profundas em suas estratégias

Leia mais
EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHNotíciaSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços
20.05.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Poder de compra no Brasil: por que estudar variáveis geográficas

Entenda como diferenças entre locais gera efeitos no potencial de consumo da população e nas oportunidades das empresas

Leia mais