Publicado em 30/09/2021

Confira os principais insights do Geotrends 2021

Confira os principais insights do Geotrends 2021

Geofusion Victor Melo
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Entre os dias 28 e 29 de setembro, contamos com a presença de grandes especialistas do mercado, que compartilharam seus conhecimentos no maior evento de inteligência geográfica da América Latina.

Mais de 1.500 profissionais se inscreveram e puderam acompanhar as tendências sobre consumo, varejo, geomarketing, vendas e expansão.

Muitos aprendizados ficaram com essa rica troca de experiências e, caso você não tenha conseguido participar, compartilhamos abaixo os principais insights.

 

Varejo e consumo: prepare-se para as tendências pós-pandemia

Patrícia Cotti, diretora executiva do Ibevar

  • É importante lembrar que o varejo é uma ligação de um produto/serviço com o consumidor final, seja por canais online, seja offline
  • Ainda que alguns setores tenham desacelerado e outros ampliado oportunidades na pandemia, a camada digital se destaca em todos os tipos de negócios
  • Assim como em outros períodos da História, essas novas tecnologias geram mudanças sociais
  • Na atualidade, algumas tendências que despontam neste cenário são: LiveCommerce, Ecossistemas Digitais, SuperApps, Ship from Store, entre outras

 

Uma lupa no Brasil atual: o que o Censo não vai te contar em 2021

Susana Figoli, diretora do Criar e Construir, da Geofusion

  • As epidemias são momentos que mudam a História, fazendo com que a população assuma comportamentos diferentes de antes e gere novas soluções para os problemas
  • Ainda que o cenário atual tenha atrasado o Censo, isso não significa ficar sem informações: muitas formas de coletar dados censitários existiram desde 2.238 a.C.
  • Pensando nisso, desenvolvemos, na Geofusion, uma metodologia exclusiva que permite entender, com precisão, mudanças no consumo e na sociodemografia 
  • Além desta forma de identificar oportunidades com dados atuais, também criamos uma solução que possibilita prever as vendas para cada loja de redes varejistas

Nova call to action

Retail tech e as transformações no varejo

Enrico Trotta, head de tech (Equity Research) do Itaú BBA

  • Os investimentos em Retail Tech vêm crescendo mundialmente desde 2015 e, recentemente, apontam para um amadurecimento deste mercado
  • Neste segmento, Supply Chain é um destaque na experiência de compra, pois o consumidor está cada vez mais exigente quanto ao tempo de entrega de produtos
  • Para isso, o varejo investe cada vez mais em parcerias logísticas como forma de otimizar esses processos e garantir que eles sejam realizados com eficiência
  • Neste cenário, lojas físicas também procuram ser mais tech, propondo soluções como pagamento por reconhecimento facial, QR Code, entre outras

 

Franchising: oportunidades, inovações e transformações do mercado de consumo

Daniel Almeida, diretor comercial da SMZTO

  • No mercado de franquias, as empresas foram desafiadas a se adaptar durante a pandemia, aprendendo sobre canais digitais e novos modelos como dark kitchens
  • Por isso, ter velocidade na tomada de decisão e no modo de responder a este cenário foram de grande importância para que elas mantivessem o crescimento
  • Maior união entre as partes envolvidas com o negócio e no mesmo segmento também foram diferenciais: de colegas e departamentos até parceria com outras empresas
  • Um aprendizado foi de que, para se adequar, nem sempre é necessário grandes investimentos em tecnologia: o que o cliente quer é uma boa experiência de compra

 

Neurobusiness: como entrar na mente do seu consumidor

Alex Leite,  diretor educacional da Live University

  • O modo como o cérebro do ser humano opera é cada vez mais estudado e aplicado em estratégias de negócios, seja por meio das emoções, seja do instinto de sobrevivência
  • No neuromarketing, isso é utilizado em ações como organização de sites, decisões envolvendo cores de marca ou mesmo cheiros personalizados em lojas físicas
  • Na área de vendas, também o neurobusiness é aplicado em ancoragens de preços ou experiência personalizada em determinados serviços – como streaming, por exemplo
  • Além disso, as atividades neurais são importantes para entender o modo como decisões importantes são tomadas, tanto em empresas quanto em decisões políticas

 

Nova jornada de inteligência: como estamos inovando para sua empresa crescer

Pedro Figoli, CEO da Geofusion

  • Com o Próximo Ponto, nova solução em inteligência geográfica de mercado que está sendo preparada por nós, da Geofusion, a abertura de unidades se tornará mais simples
  • Trata-se de um produto que disponibilizará dados sobre imobiliárias, serviços de arquitetura e engenharia, entre outros, facilitando a identificação de profissionais necessários para esse processo
  • Além disso, as empresas poderão ainda contar com o DataChat, produto Geofusion que visa melhorar a comunicação entre consultores, gestores e corporações
  • Por meio de inteligência artificial, será possível ter acesso a informações estratégicas de maneira rápida e simples, sem necessidade de ficar interpretando relatórios complexos

 

Análise competitiva de mercado como ferramenta de planejamento

Erich Casagrande, marketing manager lead na Semrush

  • Com as companhias cada vez mais atentas ao mercado digital, é necessário saber analisar o quanto as oportunidades de se destacar estão de fato sendo aproveitadas neste ambiente
  • Para isso, é importante entender os fatores de sucesso que fazem com que a sua empresa se diferencie no segmento, considerando aspectos como palavras-chave e público-alvo
  • Esses são pontos iniciais para um projeto de sites e canais de vídeos, mas do ponto de vista competitivo, diversas métricas e formatos são passíveis de análise
  • Engajamento em redes sociais, fontes de tráfego orgânico e resultados de anúncios estão entre os dados passíveis de acompanhamento para uma boa presença online

 

Prêmio geoAwards 2021

  • O grande ganhador da premiação foi Samuel Gallas, assessor de planejamento estratégico na Sicredi Araxingu, que falou sobre seu case de sucesso, intitulado “Projeto de expansão de uma cooperativa de crédito
  • O estudo buscava identificar a presença de unidades da empresa e mapear novas oportunidades para crescer em Mato Grosso e Goiás
  • Com esses estudos, a Sicredi Araxingu encontrou os melhores locais para abertura de 2 novas unidades e, também, passou a contar com 4 escritórios de negócios na região
  • Assim, houve aumento de 40% na presença física da empresa nos municípios em que atua. Até 2025, a cooperativa prevê chegar a 40 agências inauguradas

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