SoluçõesCasesAcademiaBlogTalentosInstitucional
EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços

Conheça as diferenças entre geomarketing, geolocalização e geoprocessamento

Fazer uma análise de mercado frequente é fundamental para a sobrevivência dos negócios. Um mercadinho familiar em uma rua no centro de São Paulo, um ambulante que vende meias na saída de uma estação de trem e, principalmente, uma grande empresa varejista, todos precisam analisar seu mercado, vigiar a concorrência e proteger seu ponto comercial.

Algumas empresas usam geolocalização fornecida gratuitamente na internet ou sistemas de GPS, que apenas disponibiliza informações públicas sobre lojas e outros negócios de uma região para fazer uma análise do entorno do seu estabelecimento. No entanto, são informações superficiais, insuficientes para quem deseja uma análise mais completa.

Quem precisa e quer ter mais detalhes sobre seu público, população do entorno, oportunidades de expansão e ainda quer prever o lucro de uma loja em uma determinada região, deve investir em uma solução de geomarketing. Além de fornecer os mesmos dados dos mapas gratuitos de geolocalização, disponibilizam conteúdos mais detalhados, como dados sociodemográficos, e possibilitam que você inclua suas próprias informações, faça previsões de lucro e tome decisões de investimento com mais agilidade e menos riscos.

Já o geoprocessamento é o armazenamento dessas informações georeferenciadas, isto é, o processo de transformar esses dados em informações confiáveis e relevantes.  Não deve ser confundido com geomarketing ou geolocalização.

Por isso, se o que seu negócio precisa é de análises atualizadas e bem fundamentadas, talvez seja melhor optar por uma plataforma de geomarketing.

Pense bem antes de elaborar estratégias só com mapas gratuitos que apenas apontam o que existe ao redor do seu negócio. Apesar de serem grátis, em um futuro não tão longínquo, o preço por uma decisão tomada sem uma análise profunda pode ser muito caro.

Quer saber mais sobre como o geomarketing vai levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material gratuitamente.

New Call-to-action

Veja também

Varejo/Serviços
06.05.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Soluções para clínicas: os diferenciais da análise de mercado para o setor

Veja como o cenário do segmento de saúde hoje pode gerar insights para resultados prolíficos no futuro

Leia mais
Varejo/Serviços
29.04.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Como abrir supermercados com análise de renda e concorrência

Descubra como o mapeamento de público-alvo e de oportunidades para abertura de estabelecimentos podem fazer toda a diferença para as redes do segmento

Leia mais
Indústria de Bens de Consumo
22.04.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Lojas de produtos alimentares: como prospectar PDVs para indústria

Para quem trabalha no setor, encontrar os estabelecimentos ideais para cada linha ofertada é um desafio. Descubra como inteligência de dados georreferenciados te ajudam a solucionar esse problema

Leia mais