SoluçõesCasesAcademiaBlogTalentosInstitucional
FinanceiroIndústria de Bens de Consumo

Geomarketing aplicado às vendas

Decidir onde alocar a força de vendas em função do potencial do mercado pode parecer uma tarefa complicada à primeira vista. Mas tenha calma. A tecnologia já evoluiu para auxiliar nas  etapas mais difíceis da segmentação de público e prospecção de clientes, com uma  solução capaz de acrescentar “inteligência geográfica” às suas estratégias: o Geomarketing.  

Você pode usar o Geomarketing para descobrir todo o potencial de  mercado em localizações ainda não exploradas e, então distribuir sua equipe de vendas entre as áreas mais promissoras. Parece complexo. Na verdade, é mais simples do que você imagina.

Identificando o mercado potencial

Compreender como o seu público alvo se distribui geograficamente é o primeiro passo. Aqui, serão considerados os aspectos macro e micro, ou seja, a possibilidade de alcance da empresa tanto para grupos de municípios ou até estados, quanto para áreas menores, como bairros e ruas. Com o levantamento de características socioeconômicas e a detecção de áreas rentáveis será possível desenvolver estratégias para cobrir essas regiões com sua equipe comercial, possibilitando alcançar os prospects de forma muito mais assertiva.

Porém, é importante destacar um detalhe: uma equipe de vendas só deveria ser colocada  em campo após uma simulação completa do potencial da região. É aqui que o Geomarketing se mostra imprescindível para iniciar a identificação de cada área e, em seguida, projetar virtualmente seus raios de alcance. Nessa fase há também a avaliação  de como atuam seus concorrentes, ponto crucial para o desenvolvimento de táticas assertivas na cobertura do mercado.  

Você deve estar pensando que todas essas ações demandam grandes investimentos, certo? Evidentemente, essa ponderação é válida, afinal, deslocar a equipe de vendas gera despesas. A boa notícia é que esses custos serão reduzidos com a distribuição inteligente dos prospects entre os vendedores mais próximos a eles.  

Funciona da seguinte forma: os prospects serão distribuídos entre os vendedores de acordo com sua localização, ou seja, respeitando os territórios de venda existentes ou as rotas normalmente percorridas. Aqui, tem-se flexibilidade para criar bolsões de atendimento, delimitando um número máximo de visitas por dia ou por semana.

Essas ações mostram-se verdadeiramente importantes para a captação real do potencial existente para seu negócio. Agora é só utilizar a tecnologia de Geomarketing para converter prospects em clientes e abrir novos caminhos de expansão da sua marca e de seus produtos e serviços, com ampla vantagem sobre a concorrência.   

Quer saber mais sobre como o geomarketing vai levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente.

Nova call to action

Veja também

Varejo/Serviços
10.06.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Expansão de empresas: aprenda com as matcons

Entenda como o varejo de construção utiliza inteligência geográfica para entendimento de mercado e abertura de novas lojas

Leia mais
Indústria de Bens de Consumo
27.05.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Indústria de HPPC: mapeando potencial para itens de cuidados pessoais

Entenda como as empresas do setor utilizam dados sobre local e perfil de entorno para análises profundas em suas estratégias

Leia mais
EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHNotíciaSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços
20.05.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Poder de compra no Brasil: por que estudar variáveis geográficas

Entenda como diferenças entre locais gera efeitos no potencial de consumo da população e nas oportunidades das empresas

Leia mais