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Varejo/Serviços

5 passos para franquias de alimentos estarem nos melhores pontos

Veja como a inteligência geográfica te auxilia a encontrar os locais mais adequados para expansão

Para quem trabalha com franquias de alimentos, existem certos desafios a serem considerados em uma estratégia de expansão.

Afinal, o quão viável é o lugar escolhido, e até que ponto ele possibilita um atendimento que corresponda às expectativas dos clientes?

Trata-se de um segmento que conta com cada vez mais players de diferentes portes, principalmente no que diz respeito a bares e restaurantes.

Existe, portanto, uma concorrência intensa para conseguir atrair o consumidor. Por isso, saber onde ele está e de que forma os hábitos dele podem ser aproveitados pela sua empresa são fatores importantes para obter bons resultados.

1. Tenha os dados mais precisos para franquias de alimentos

A melhor forma de descobrir o lugar ideal para posicionar uma unidade é obtendo dados precisos e profundos.

No Brasil, as grandes e médias companhias utilizam o OnMaps, software líder em inteligência geográfica de mercado para expansão de redes de varejo e serviços.

Para quem possui demandas pontuais e de alta complexidade, é possível ainda contratar a Consultoria com os serviços dos maiores especialistas do segmento.

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No que se refere a franquias de alimentos, ocorrem ao menos duas formas diferentes de fazer essa avaliação de um local.

Em uma delas, o franqueado já possui um ponto comercial que pertence a ele ou que pretende alugar.

Ele então o propõe à rede em questão, que analisa se o lugar de fato tem as características necessárias.

Outra situação ocorre quando a própria franquia procura um local que esteja de acordo às suas expectativas, realizando um mapeamento de mercado e sugerindo ao seu parceiro de negócios.

Quem trabalha em ambos os formatos é a Cacau Show, cliente Geofusion e uma das maiores franquias do País.

2. Localize pontos de acordo com o formato da rede

Quando se trata de buscar o melhor local para um franqueado, um primeiro passo pode ser ir direto aos fatores condizentes com o plano de formatação da franquia e que fazem com que a empresa tenha bons resultados.

Para uma rede de fast-food, por exemplo, alguns deles são:

Utilizando o OnMaps, esses aspectos não são apenas fáceis de identificar, como até mesmo os trechos de ruas que condensam todas essas características podem ser mapeados com facilidade.

No gif abaixo, quisemos saber onde estavam os locais mais adequados no município de Fortaleza, no Ceará.

A ferramenta nos mostrou, nos trechos em verde, os que melhor abrangem todos esses critérios. Em vermelho, os que seriam menos indicados.

Nota-se uma concentração de lugares interessantes nas proximidades de Aldeota, Meireles, Praia de Iracema, Arraial Moura Brasil e Centro.

Mas será que esse indicador é o bastante para definir se uma unidade é boa o suficiente ou não?

 

franquias de alimentos onmaps

Trechos de rua com alto fluxo de pessoas e dinheiro circulando em Fortaleza – CE

 

3. Entenda o interesse do consumidor final

A quantidade de variáveis a serem acrescentadas a essa análise dependem de fatores como o nível de risco que a empresa está disposta a correr, o conhecimento do profissional a respeito do território, e assim por diante.

De modo geral, o que os dados possibilitam é que a tomada de decisão ocorra de maneira mais segura. E um ótimo representante disso, especialmente para as franquias de alimentos, é o potencial de consumo.

Trata-se de uma informação que indica o quanto a população está disposta a pagar por determinadas categorias de produtos.

Sendo assim, facilita para que as empresas entendam se realmente vale a pena abrir uma loja na região X ao invés de Y.

Seguindo com o caso da capital cearense, consideramos que a rede de fast food queira descobrir onde seria mais rentável investir em alimentação fora do domicílio – ou seja, almoço, jantar, café e lanche.

Deixamos em destaque apenas as microáreas que apresentaram maior valor, e logo percebemos que alguns trechos do mapa anterior não seriam tão atrativos quanto pareciam a princípio.

Por um lado, o Centro perde protagonismo. Por outro, lugares como Papicu, Praia do Futuro e Vicente Piazon demonstram alto potencial, embora contem com menos movimento.

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Microáreas com maior potencial de consumo para alimentação fora do domicílio em Fortaleza – CE

4. Cruze modos diferentes de análise

Quando acontece do franqueado apresentar uma sugestão de ponto comercial, o profissional de inteligência pode simplesmente verificar se ela está situada em um local com as características necessárias, ou analisá-las individualmente.

Vejamos um caso em que ambas as alternativas se aplicam: um parceiro que apresente três opções à franquia.

Uma vez tendo o endereço, a empresa simplesmente encontraria esses pontos no OnMaps e verificaria se estão em seus territórios de interesse. Abaixo, nós representamos essas sugestões em pins vermelhos:

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Sugestões fictícias de pontos comerciais para rede de fast-food em Fortaleza – CE

Uma delas já estaria fora dos critérios, ou seja, a unidade de São João do Tatuapé. No entanto, ainda surgem dúvidas em relação às outras.

O ponto no Centro não é o que possui maior potencial de consumo, mas é onde tem melhor equilíbrio entre circulação de pessoas e população economicamente ativa.

Já em Aldeota há uma alta intenção de compra, mas o local poderia estar um pouco mais bem posicionado para aproveitar melhor o fluxo do entorno.

5. Compare perfis populacionais

Para situações de comparativos, o OnMaps permite que isso seja investigado com ainda mais granularidade.

Neste outro mapa, traçamos em azul escuro uma área de estudo correspondente a uma caminhada de 20 minutos até a unidade. 

Afinal, franquias de alimentos, geralmente, se apoiam bastante na comodidade do cliente no que diz respeito à chegada até o estabelecimento.

Entretanto, considerando que as lojas do segmento costumam ter certa competitividade, identificamos também os concorrentes contidos nesse entorno.

Além disso, ainda extraímos com facilidade um relatório comparativo com dados sobre o perfil dos habitantes e frequentadores da região:

franquias de alimentos onmaps

Comparativo entre o entorno de dois pontos comerciais em Fortaleza – CE


Algumas diferenças se tornam ainda mais evidentes, como o fato da concorrência em Aldeota estar distribuída de forma mais dispersa do que a do Centro.

A partir da análise do relatório, foi possível notar ainda que é um território com maior quantidade de habitantes e renda média domiciliar mais alta.

Ou seja, dependendo das estratégias definidas para essa franquia, ela poderia aproveitar uma oportunidade bem auspiciosa, investindo em uma expansão ali.

Essa é uma das várias formas de realizar um mapeamento com inteligência de mercado para descobrir os melhores cenários para fazer com que uma rede de varejo cresça.

Mas existem diversas outras, sobre as quais abordamos em nossos materiais exclusivos. Quer saber mais a respeito? Sugerimos que você leia este aqui:

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