Publicado em 24/06/2021

5 usos de ferramentas de inteligência competitiva para varejo

5 usos de ferramentas de inteligência competitiva para varejo

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:

Estar à frente da concorrência é algo que todas as empresas querem. Para isso, é comum recorrerem a diferentes ferramentas de inteligência competitiva para se diferenciarem no mercado.

Esse uso ocorre de modo a fazer com que a companhia, independentemente do segmento, antecipe demandas e, desta forma, elabore planos eficientes de competitividade.

Para que bons resultados sejam alcançados, é necessário entender, sobretudo, que dificilmente alguém lidera por acaso.

Antes de mais nada, é importante se atentar àquilo que envolve o que é chamado de ciclo de inteligência competitiva, o qual consiste nas seguintes etapas:

ferramentas-de-inteligencia-competitiva-onmaps

A princípio, esses passos soam bastante simples – e, de certa forma, o são, desde que haja visão estratégica e foco no que, de fato, espera conseguir com isso.

Um profissional precisa ter bem definidos em sua mente os objetivos da empresa para que, a partir de então, decida quais e como irá coletar as informações necessárias.

Feito isso, chega o momento de estudar esses dados obtidos e, por fim, interpretá-los às outras partes interessadas de modo a fazer com que esse processo gere valor.

No caso do varejo, uma aplicação da inteligência competitiva utilizada por grandes e médias empresas consiste em aliar esse aspecto ao conhecimento geográfico. Saiba um pouco mais sobre esses diferentes usos.

1. Ferramentas de inteligência competitiva para análise de concorrência

Se esses estudos têm como questão central posicionar o negócio à frente dos outros players do segmento, é de se supor que um passo importante para isso seja justamente entender onde eles estão localizados, certo?

Esse pensamento vale para muitas coisas. Algumas delas são:

Ainda que o segundo e o terceiro item sejam parecidos, convém observar que, quando se trata de encontrar canais propícios de atuação, as possibilidades são amplas.

Isto é, seja para desenvolvimento de produtos, seja para meios de divulgação, e assim por diante.

No entanto, quando se trata de encontrar lugares para expansão de lojas, é necessário recorrer a informações acessíveis somente por meio de ferramentas específicas, como o OnMaps.

Não por acaso, é a principal do mercado tanto para varejistas que querem aumentar seu número de unidades quanto indústrias, visando potencializar a cobertura de vendas nos PDVs.

Nova call to action

Como as empresas usam esses recursos

No que diz respeito ao uso de ferramentas de inteligência competitiva para análise de concorrência, as companhias utilizam o OnMaps para enxergar muito além do que veriam a olho nu, ou com estudos baseados no feeling.

Quer um exemplo? Imagine uma rede de supermercados que esteja interessada em mapear locais onde possa expandir.

Sabendo que se trata de um segmento bastante amplo, o profissional responsável por esse objetivo precisaria ter cautela antes de iniciar seu planejamento.

Afinal, seus concorrentes vão muito além dos grandes players – considerando que há muitos varejistas locais de pequeno porte contra os quais ele acabaria competindo.

Pegando como exemplo a cidade paulista de São Bernardo do Campo, é visível o quão simples seria localizar os concorrentes de todos os portes, os quais representamos abaixo nos pontos vermelhos:

ferramentas-de-inteligencia-competitiva-onmaps

2. Organização de dados complexos com relatórios demográficos

Para quem atua na área de inteligência, não é novidade a organização de informações em dashboards para que sejam melhor visualizadas.

Essa, aliás, com frequência está longe de ser a tarefa mais simples no dia a dia de um profissional de inteligência de mercado.

Isso porque, às vezes, os dados chegam de diversas fontes diferentes, e conciliar todas elas em uma única plataforma se torna um trabalho árduo.

Justamente por essa razão, o OnMaps é uma ferramenta de inteligência competitiva que possibilita a organização de dados em relatórios simples e versáteis de serem manuseados:

ferramentas-de-inteligencia-competitiva-onmaps

Relatório de perfil de mercado no município de São Bernardo


3. Estudo de renda para entendimento de perfil do público

Uma aplicação comum no uso de ferramentas de inteligência competitiva consiste em ir além de analisar a posição da concorrência, mas também a abrangência disso em relação ao público-alvo da empresa.

Neste caso, a renda média domiciliar muitas vezes é um fator relevante a ser estudado, uma vez que ela aponta o poder aquisitivo da população de um determinado território.

Ou seja, ela se torna um indicador para entender quais os melhores lugares para algumas linhas de produto ou mesmo perfis de loja.

Tomemos novamente o exemplo dos hiper, super e mini mercados de São Bernardo do Campo. No mapa abaixo, representamos a renda média domiciliar de cada microárea do município em conjunto com a presença de concorrentes.

Os tons mais escuros representam onde o resultado da soma da renda dos domicílios dividida pela população local foi maior; os mais claros, menor:

ferramentas-de-inteligencia-competitiva-onmaps

Como é possível notar, existe uma aparente concentração de empresas do segmento onde a renda média é mais alta.

Mas isso significa que são os principais locais onde se deve investir? Não necessariamente. A partir disso, é possível pensar em estratégias como:

Tudo depende de estudar o modo como ocorre o potencial de consumo para as populações as quais se visa atender.

4. Atração de clientes por tráfego no entorno de lojas

Por falar em potencial e resultados obtidos por ferramentas de inteligência competitiva em conjunto com aspectos geográficos, já parou para pensar no quanto o fluxo de pessoas nos arredores de uma unidade impacta nos resultados dela?

Imagine, por exemplo, um vendedor ambulante que decide comercializar cachorro-quente em frente a um grande parque da cidade. Não é difícil inferir que ele terá muito mais clientes do que na esquina de um bairro domiciliar, certo?

Pois então, uma lógica muito semelhante está por trás do sucesso de grandes empresas do Brasil. Neste vídeo, explicamos a respeito disso:

 

5. Mapeamento preciso de variáveis geográficas

Entendendo o conceito de polos geradores de tráfego, análise de concorrência, entre outros dados disponíveis por ferramentas de inteligência competitiva com fatores geográficos, o caminho para o pote de ouro parece já traçado.

Mas ainda não é bem assim. Além de conseguir, por meio de recursos como o OnMaps, visualizar todos esses indicadores, é possível ter ainda mais granularidade.

Seguindo com o exemplo de São Bernardo do Campo, selecionamos uma parte do centro da cidade para identificar áreas quentes para estratégias de expansão de varejo.

Este dado é o resultado de variáveis que envolvem não apenas o entorno, mas também o perfil socioeconômico e populacional do território em questão.

Podemos imaginar que, desde o início deste post, seríamos uma empresa procurando o melhor lugar para expandir uma rede de supermercados.

Por isso, continuando com a mesma linha de raciocínio, mantivemos a atenção nos pontos vermelhos que representam os concorrentes, e plotamos também os polos geradores de tráfego, representados em estrelas.

Quanto às áreas quentes, deixamos elas em vermelho; enquanto as com menor resultado no índice, colorimos em verde. Veja abaixo:

ferramentas-de-inteligencia-competitiva-onmaps

Como é possível perceber, existem lugares com quantidade significativa de polos, mas não necessariamente auspiciosos. Outros podem gerar resultados, mas é necessário lidar com a concorrência. E assim por diante.

Neste sentido, dá para ver que o mapeamento de mercado envolve variáveis complexas, mas ao mesmo tempo precisas para a tomada de decisão.

Mas e se fosse você esse profissional querendo expandir seu varejo de alimentação, onde escolheria?

Quer saber mais sobre a Geofusion e nossas soluções? Preencha o formulário abaixo para agendar uma demonstração:

Nova call to action

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing

Canais indiretos: o que são e como alcançá-los com geomarketing

Loja perfeita no varejo: o que é e como tornar o ponto de venda mais eficiente