Publicado em 01/04/2021

3 mapas no estudo de viabilidade para empreendimento imobiliário

3 mapas no estudo de viabilidade para empreendimento imobiliário

Geofusion Marina Anjos
@geofusion_
Compartilhe:
estudo-viabilidade-empreendimento-imobiliario

Se você chegou até aqui, é bem provável que tenha interesse pelo mercado imobiliário ou trabalha direta ou indiretamente para uma construtora ou incorporadora.

Aqui, vou falar sobre a importância de mapas e dados georreferenciados para localização, área do terreno e tipo da construção, que são basicamente os três pilares de um estudo de viabilidade para empreendimento imobiliário

É notável que este mercado está em alta, mesmo com o cenário bastante instável da pandemia no País. De acordo com uma projeção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), o setor deverá evoluir entre 5% e 10% em 2021.

Com essa tendência de vendas e lançamentos crescentes, cabe às empresas descobrirem novas oportunidades para empreendimentos, com uma tomada de decisão ágil e certeira. 

Mas como saber, em meio a uma grande possibilidade de terrenos, qual deles vai trazer melhor lucratividade na obra final? São as informações sobre perfil da população, consumo e características das regiões que irão direcionar boa parte dos investimentos.

A seguir, você irá conhecer três mapas que apoiam um estudo de viabilidade para empreendimento imobiliário. Continue a leitura.

Nova call to action

1. Segmentação intraurbana

Qualquer novo empreendimento deve partir de uma análise prévia de estudo de oferta da região em questão. Assim, é provável que o profissional da área identifique possíveis nichos de mercado, viabilidade técnica e oportunidades antes não percebidas a olho nu.

E os mapas são perfeitos para esse tipo de avaliação. Aqui, na Geofusion, temos diversos clientes do mercado imobiliário que utilizam o software OnMaps na execução de estudos para novos empreendimentos, compreendendo o potencial de regiões para investimentos.

Mas como descobrir as características sociodemográficas e mercadológicas em torno de um terreno? Um das possibilidades é analisar a segmentação intraurbana, como no exemplo abaixo:

segmentacao-intraurbana-recife

Segmentação intraurbana da cidade de Recife (PE), realizada por hexágonos de até 50 metros de diâmetro


Mapas como esse são capazes de entregar uma visão clusterizada de
metrópoles, centros de influência, interior e polos industriais, seja de acordo com renda, verticalização e presença e perfil de comércios e empresas em geral. 

Os nomes e detalhes de cada cluster, você encontra aqui.  

A grande vantagem dessa análise é obter, em poucos cliques, uma ótica precisa do perfil predominante em bairros e municípios, sem precisar de múltiplas ferramentas e planilhas para chegar a uma conclusão. 

2.Polos geradores de tráfego

Conveniência se tornou palavra-chave nos tempos atuais, principalmente para os condomínios residenciais. A pandemia nos restringiu a deslocamentos mais curtos, e o cliente final do mercado imobiliário deve valorizar, cada vez mais, essa questão.

Sem falar nas lojas autônomas, tendência não só nos bairros mais ricos das grandes metrópoles, como também dentro dos próprios condomínios. 

Portanto, construir um novo imóvel em regiões munidas de todo tipo de comércio, escolas, transporte público e serviços em geral, pode ser (e provavelmente será) essencial para o sucesso das vendas de unidades

Nesse contexto, um bom estudo de viabilidade para empreendimento imobiliário precisa conter a compreensão do entorno do local, bem como o comportamento de compra existente por lá. 

O segundo mapa do post tem tudo a ver com entender o perfil comercial do terreno:

polos-mapa

Redes de fast food e agências bancárias mapeadas na cidade de Belo Horizonte (MG)

Ao todo, no OnMaps, são mais de 450 mil polos geradores de tráfego, e você pode filtrá-los de acordo com seu planejamento imobiliário. No software, estão disponíveis as principais redes de varejo e serviços do Brasil, bem como estabelecimentos públicos. 

3. Renda no estudo de viabilidade para empreendimento imobiliário

O último mapa desta postagem, mas não menos importante, é o que apresenta a renda média das famílias brasileiras, de municípios até o nível de setor censitário

Compreender as características da região de um terreno, monetariamente falando, é de extrema importância para visualizar que tipo de condomínio, bem como suas características, fazem sentido no planejamento. 

renda-media-cuiaba

Faixas de renda média domiciliar da cidade de Cuiabá (MT), exemplificando a granularidade da análise

Qual é o potencial público daquele local? Classe A, B, C? Saber essa informação com precisão vai ajudar você a entender o tipo de empreendimento ideal, a quantidade de torres e pavimentos, a área privativa do apartamento, a área do subsolo, a área total construída e a área total do empreendimento.

Quer saber mais sobre a Geofusion e nossas soluções? Preencha o formulário abaixo para agendar uma demonstração:

Nova call to action

 

Tags
Geofusion Marina Anjos
@geofusion_
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing