Publicado em 01/01/2014

Entenda PEA Dia de forma simples

Entenda PEA Dia de forma simples

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:

Quem frequenta o seu negócio? São os moradores ou os trabalhadores da região? Muitas vezes, os dois públicos são igualmente importantes. Pensando nisso a Geofusion disponibiliza a informação de trabalhadores no OnMaps, para o nível do setor censitário. Mas fomos além e criamos a PEA Dia (população economicamente ativa que permanece numa região durante o dia*). A informação é exclusiva da Geofusion, foi desenvolvida por meio de metodologia própria. Além dos trabalhadores (formais e informais), a PEA Dia considera a ‘população residente inativa’ – que são pessoas acima de 18 anos que não trabalham, mas possuem renda e, portanto, são potenciais consumidores (como aposentados, universitários e donas de casa).

Logo, PEA Dia = Trabalhadores (formais e informais) + População residente inativa.

No OnMaps, você pode consultar a concentração de PEA Dia em relatórios e mapas, para entender em que áreas com presença mais forte dessa população. Também é possível analisar o dado por renda, ou seja, você pode saber quantas pessoas com uma determinada faixa de rendimento existem na área estudada.

PEA Dia 2

*Atenção: usamos a nomenclatura “Dia” para diferenciar o dado do conceito de PEA do IBGE. Mas o dado não indica apenas os trabalhadores diurnos. Quem trabalha à noite também está computado na metodologia. E não existe “PEA noite”.

Entenda a seguir cada um dos dados que compõem a PEA Dia.

Trabalhadores

Para o número de trabalhadores, a Geofusion utiliza:

  • Base de empresas do mercado formal
  • Pirâmide salarial por setor de atividade (por município)
  • Taxas de informalidade por setor de atividade e faixas salariais (por região metropolitana e estados)

Com base nas informações acima, estima-se o mercado de trabalho considerando o mercado formal (divulgado pelo Ministério do Trabalho) e o informal (Projeção/Metodologia Geofusion). A informação de trabalhadores informais é uma projeção exclusiva da Geofusion, baseada em dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS) e IBGE (PNAD).

Os trabalhadores são computados em seu local de trabalho.

*PEA Dia e Administração Pública: Neste caso, desconsideramos apenas um CNAE específico da administração pública e não todos. Isso acontece porque os funcionários ficam alocados na “matriz” e não nos lugares que eles realmente trabalham.

População Residente com 18 anos ou mais

É a população acima de 18 anos que possui renda e não trabalha, como aposentados, pensionistas e donas de casa. É computada no local de residência. Para obter esse dado, a Geofusion utiliza:

  • Bases do IBGE, a partir de consultas especiais nos micro-dados do Censo. Dessa forma, é possível obter a renda pessoal e fazer cruzamentos com as faixas etárias
  • Projeções Geofusion inferindo deflações e ganho real de salários
  • Taxas de atividade e inatividade da população

Fonte: Ministério do Trabalho, IBGE e Projeções Geofusion

Nível geográfico: para o nível municipal, o PEA Dia está disponível para 100% das cidades brasileiras. Mas, para o nível do setor censitário, são 1.839 cidades.

New call-to-action

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

Planejamento de vendas e operações: saiba como criar um

Marketing de geolocalização: o que é e como usar nas suas estratégias?

Desenvolvimento de mercado: o que é e como aplicar no varejo

Estudo de viabilidade de ponto comercial: dicas de uso de dados