Publicado em 30/06/2020

Concessão de crédito: a necessidade de dados no novo cenário

Concessão de crédito: a necessidade de dados no novo cenário

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:

concessão de crédito, seja para pessoa física ou jurídica, põe na mesa muitos fatores passíveis de avaliação.

No cenário atual, então, com a crise do novo coronavírus impactando todas as esferas da sociedade, novos indicadores para análise de crédito tentam “prever o futuro”.

É que em momentos da História cheio de incertezas, como o de hoje, um consumidor pode apresentar uma situação estável num dia, mas se mostrar vulnerável, financeiramente falando, em pouco tempo.

E, claro, o mesmo pode acontecer com micro, pequenas, médias e até grandes empresas.

O fato é que a análise de crédito se tornou um desafio ainda maior para as instituições financeiras, mesmo com a liberação de quase R$ 1 tri por parte dos grandes bancos nos últimos meses.

Com o risco de inadimplência maior pelo contexto da pandemia, alguns dados olham apenas para o passado do solicitante do crédito.

É o caso das contas em atraso e do cadastro positivo, sistema que considera a quitação de faturas em dia e dá uma nota ao consumidor, de 0 a 1000, dizendo se é um bom pagador ou não.

Agora, a ordem é, digamos, preditiva. A ideia dos birôs de crédito é compreender novos indicadores que olhem para o futuro da empresa ou pessoa que precisa de dinheiro emprestado.

Local de residência e de trabalho, além de informações sociodemográficas, podem entrar com mais peso nesta conta.

A intenção do movimento é apoiar comércios, bancos, fintechs e demais instituições financeiras a avaliar com mais precisão e segurança se devem, ou não, dar crédito.

Como conseguir novos dados para concessão de crédito

Se a sua empresa utiliza grandes bases de dados, atreladas a sistemas como Data Lake, Data Grid, CRMs e softwares de análise financeira, provavelmente enxerga a necessidade cada vez maior de obter informações diversificadas e ágeis sobre o perfil de pessoas e empresas.

Um bom exemplo de análise de concessão de crédito na atualidade é o reflexo da Covid-19.

endereço residencial e o de trabalho de um solicitante ao credor podem ter mais relevância numa avaliação. Isso porque uma pessoa que vive e atua em um grande centro urbano está mais suscetível aos impactos da pandemia, alterando seu score.

A mesma regra vale para empresas. Para avaliação de microempreendedores individuais (MEIs) e até de grandes corporações, métodos tradicionais de análise podem perder valor, consequentemente enaltecendo dados que demonstrem de outras maneiras o risco de inadimplência.

Ligados nesta nova tendência de birôs de crédito e instituições financeiras, nós, da Geofusion, desenvolvemos o OnData: um sistema de aquisição de dados sobre o perfil da população e das empresas de todo o País.

O acesso acontece via API, conectando as informações do sistema aos do nosso cliente.

Exemplo de requisição feita no OnData: renda média provável de um endereço específico.

É ideal para profissionais e empresas do mercado financeiro que trabalham com grandes quantidades de informações em suas análises de crédito, precisando tomar decisões ágeis e seguras a todo tempo.

Nosso time de especialistas em data science, inteligência de mercado e estatísticos gera dados únicos e comprovadamente eficazes para companhias do setor.

Abaixo, alguns exemplos do que você encontra no OnData:

Places

Localização de 20,5 milhões de estabelecimentos pelo Brasil. Ideal para: georreferenciamento, enriquecimento de bases e prospecção de empresas potenciais para concessão de crédito.

Sociodemografia

Perfil da população residente e trabalhadora. São informações para análises robustas de crédito:

  • renda provável;
  • faixa salarial;
  • faixa etária vs. renda;
  • densidade demográfica.

Consumo

Propensão de gastos dos domicílios do País. São mais de 90 categorias específicas de produtos e serviços. Alguns exemplos que servem de insumo para análise de crédito:

  • gastos com habitação;
  • gastos com veículos próprios;
  • aquisição e aluguel de imóveis;
  • investimentos.

Quer saber mais sobre a Geofusion e nossas soluções? Preencha o formulário abaixo para agendar uma demonstração:

Nova call to action

Tags   
Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

Planejamento de vendas e operações: saiba como criar um

Marketing de geolocalização: o que é e como usar nas suas estratégias?

Desenvolvimento de mercado: o que é e como aplicar no varejo

Estudo de viabilidade de ponto comercial: dicas de uso de dados