Publicado em 17/05/2018

Entenda como funciona o ciclo de inteligência competitiva

Entenda como funciona o ciclo de inteligência competitiva

Geofusion Claudio Gonçalves
@geofusion_
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Inteligência competitiva é uma forma estratégica, proativa e inteligente de gerenciar os dados da organização e as informações oriundas da concorrência e do mercado. Tudo isso com o objetivo de melhorar as tomadas de decisão.

Neste post, mostraremos detalhadamente como funciona um ciclo de inteligência competitiva.

Como o próprio termo sugere, tal inteligência auxilia as empresas a obter melhores condições de competir no segmento em que atuam por meio da análise de panoramas que estão ao seu redor e tendências de consumo.

Os dados adquiridos em uma ação de inteligência competitiva podem ser coletados de variadas formas. Buscar informações divulgadas pelas mídias, fazer pesquisas com clientes e utilizar táticas de cliente oculto são algumas delas. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

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Quais são os benefícios do ciclo de inteligência competitiva para a empresa?

Define oportunidades de negócios

A empresa toma conhecimento a respeito das mudanças externas como o comportamento do consumidor e do mercado.

Sendo assim, torna-se viável fazer análises de cenários como poder aquisitivo do público-alvo, economia, tendências de inovação, entre outros aspectos que podem influenciar diretamente na reestruturação dos processos para aumentar as vendas.

Monitora mudanças

Em uma estratégia de inteligência competitiva, pode-se perceber quais alterações mais significativas estão ocorrendo ao redor da empresa. Também é possível interpretar seus sinais e desenvolver soluções adequadas ao ambiente externo em forma de serviços e produtos.

É o caso de organizações que dependem da sazonalidade e das tendências comportamentais para comercializar seus produtos. A indústria do vestuário e as agências de turismo são exemplos desse tipo de organizações. Estar um passo à frente da concorrência é garantir o alto índice de competitividade e liderar o setor.

Minimiza erros

A inteligência competitiva deve estar alinhada à estrutura hierárquica, à cultura organizacional, ao segmento e ao porte da empresa.

Dessa forma, é possível restabelecer processos e se atualizar. Afinal, insistir em táticas já consolidadas pode ser um empecilho para que o empreendimento invista em ajustes mais profundos em suas estratégias, perpetuando os erros já cometidos no passado.

Dado esse contexto, é correto afirmar que a inteligência competitiva contribui para a redução de erros e aumenta as chances de cumprimento de metas.

Protege as informações

O atual cenário competitivo evidencia a necessidade das empresas em proteger suas informações de ações da concorrência, concorda?

Portanto, é imprescindível que o gestor responsável pela coleta de dados seja um profissional experiente e tenha conhecimento em tecnologias que garantam a confidencialidade dos processos internos da organização.

A inteligência competitiva preza pela segurança das informações, evitando que dados sejam vazados por falta de cuidado, por exemplo.

Organiza processos

Uma estratégia de inteligência competitiva também prioriza a ordem de todos os processos operacionais da empresa, já que as informações precisam ser monitoradas e devem estar disponíveis quando uma consulta for necessária.

Quais etapas compõem o ciclo de inteligência competitiva?

ciclo de inteligência competitiva é um sistema que tem como objetivo adquirir e disponibilizar dados relevantes a respeito da empresa, dos clientes, dos concorrentes e do mercado como um todo. Ele é formado por cinco etapas:

  • planejamento;
  • coleta, processamento e armazenamento de dados;
  • análise e validação da informação;
  • disseminação e utilização dos dados estratégicos;
  • avaliação do processo.

Planejamento

A primeira etapa do ciclo consiste na identificação das necessidades da inteligência competitiva. Apesar de ser contínuo, o ciclo deve sempre ser atualizado mediante as necessidades e alinhado ao planejamento de ações estratégicas.

Isso evita que a organização desperdice tempo e recursos, investindo em gerar conhecimento sem relevância.

Antes de se iniciar o processo, é conveniente consultar o planejamento estratégico do negócio. A ideia é que todos os processos internos sejam seguidos mediante os valores da empresa e estejam presentes em sua cultura organizacional.

A identificação das necessidades da inteligência competitiva sugere que questionamentos como os listados abaixo sejam feitos.

  • O que é preciso saber?
  • O que já se sabe?
  • O que deve ser feito com a inteligência competitiva adquirida?
  • Qual será o custo para obter essa inteligência?
  • Qual será o custo se ela não for obtida?

Assim que as necessidades forem identificadas, é hora de mapear o processo que servirá de parâmetro nas etapas posteriores. Também é o momento de definir metas objetivas para o monitorar e, é claro, de controlar cada avanço no ciclo de inteligência competitiva.

Coleta, processamento e armazenamento dos dados

Nesta etapa, o foco é buscar informações juntamente às fontes primárias e secundárias e prosseguir com o tratamento de todos os dados coletados.

Uma fonte primária não tem filtros e é direta, enquanto a fonte secundária gera dados alterados. Veja alguns exemplos de fontes primárias:

  • palestras e programas transmitidos ao vivo (sem edições);
  • relatórios divulgados por fornecedores, concorrência ou órgãos do governo;
  • entrevistas com fornecedores, concorrentes e clientes;
  • observações realizadas em primeira pessoa.

Análise e validação da informação

Esse é o ponto do ciclo de inteligência competitiva em que os dados coletados na etapa anterior são analisados para a elaboração final dos produtos ou serviços de inteligência.

É nessa etapa que as informações são interpretadas e interligadas, criando uma relação de relevância. Então, insights podem ser oferecidos aos responsáveis pelas tomadas de decisão da empresa.

Lembrando que uma análise deve ser objetiva e eficiente. Não podemos esquecer que ela não deve se limitar ao relato de informações e fatos desatualizados, já que também pode projetar cenários futuros, como o comportamento da concorrência.

Disseminação e utilização dos dados estratégicos

Os dados analisados e formatados com coerência são entregues aos gestores responsáveis. Os diferentes formatos para propagar esses dados incluem:

  • alertas;
  • sumários executivos;
  • projeções estratégicas;
  • relatórios analíticos;
  • análises de situação.

Até mesmo um simples comunicado verbal pode ser válido para informar sobre um produto ou serviço de inteligência.

Avaliação do processo

Como foi dito no decorrer deste texto, é fundamental que haja esforço por parte da equipe para manter a competitividade da empresa por meio de otimizações com embasamento e agilidade.

Sendo assim, a inteligência competitiva proporciona as ferramentas mais adequadas. No entanto, para que o próprio processo seja melhorado, é necessário, antes de reiniciar o ciclo como um todo, avaliar o que já foi realizado.

Nessa etapa de avaliação, deve-se considerar o desenvolvimento de cada etapa anterior, além dos resultados alcançados a partir da inteligência competitiva adquirida em todo o processo.

Para concluirmos, vale ressaltar que é preciso observar se as metas estabelecidas na etapa de planejamento foram alcançadas. Também é necessário identificar as melhores ações e aprender com erros, para que seja possível otimizar o próximo ciclo de inteligência competitiva.

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