SoluçõesCasesAcademiaBlogTalentosInstitucional
EnsinoFinanceiroSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços

Case: como o Geomarketing pode melhorar a performance da sua rede

Ao analisar o desempenho de suas lojas, gestores podem se deparar com casos de unidades que apresentam resultados abaixo da média de sua rede. Embora possa ser considerada a possibilidade de fechamento, a melhor solução para o problema pode ser bem mais simples. O uso da Inteligência Geográfica de Mercado revela oportunidades com potencial pouco explorado na área das unidades.

O foco, neste caso, está na análise do entorno das lojas, com a coleta de dados sobre o público-alvo. Partindo disso, os gestores têm acesso a dados sociodemográficos, como de faixa etária, renda e gênero dos consumidores, e de mercado, como presença de concorrentes ou potenciais parceiros, como bancos, restaurantes e escolas.

Foi o que fez uma rede de escolas de idiomas, que conseguiu aumentar em cerca de 10% o número de matrículas em um grupo de escolas que tinha baixa performance. A empresa encontrou a resposta com o OnMaps, ferramenta de geomarketing que já usava para a expansão das unidades.

Análise de Mercado

O processo completo envolveu a identificação de fatores fundamentais para o desempenho das unidades, como faixa etária e renda do público-alvo. O passo seguinte foi identificar oportunidades para escolas com poucos alunos, mas que estavam localizadas em regiões com forte presença do público-alvo.

Esse mapeamento incluiu a recomendação de campanhas de divulgação nos arredores, como, por exemplo, em restaurantes, e identificou oportunidades para a realização de parcerias promocionais com estabelecimentos, como agências bancárias e escolas de ensino fundamental e médio.

Quais foram os resultados?

Em apenas dois meses de estudo, além de melhorar a taxa de matrículas, a rede de ensino também conseguiu aumentar os convênios com empresas em 5% e as parcerias com escolas em 9%.

A aplicação de técnicas e ferramentas de geomarketing torna mais assertiva a tomada de decisões sobre o destino de lojas e redes. Informações adequadas e precisas permitem que as empresas atinjam conhecimento profundo de suas áreas de atuação, possibilitando a definição das melhores estratégias, seja para a expansão ou para a melhoria de resultados.

New Call-to-action

Veja também

EnsinoFinanceiroImobiliárioIndústria de Bens de ConsumoMídia OOHSaúde/SeguradoraVarejo/Serviços
13.01.2022 | Por Victor Melo | 10 min

10 tendências de mercado para 2022

De maior foco em práticas sustentáveis ao desenvolvimento de tecnologias imersivas, veja o que esperar no mundo corporativo neste ano

Leia mais
Varejo/Serviços
16.12.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Tipos de público-alvo: conheça 5 análises de mapeamento

Entenda como a inteligência geográfica de mercado te auxilia a descobrir exatamente onde está o seu cliente ideal

Leia mais
Saúde/SeguradoraVarejo/Serviços
09.12.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Variáveis demográficas: como utilizar em estudos de expansão

Você sabe o quanto as diferenças no perfil da população impactam nos seus negócios? Confira, e veja como a inteligência geográfica pode te auxiliar nisso

Leia mais