Publicado em 19/07/2022

Business Intelligence: Benefícios, Como Funciona [Guia 2022]

Business Intelligence: Benefícios, Como Funciona [Guia 2022]

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
business intelligence

Quando falamos em análise de dados hoje, temos que enfatizar um dos conceitos mais importantes: o Business Intelligence (BI). É fundamental entender como as soluções de BI auxiliam na tomada de decisões.

A tradução do termo para o português é inteligência de negócios. É uma ferramenta capaz de oferecer inteligência para análises diversas, de modo a permitir que os dados suportem as decisões e o cumprimento de metas.

Sobretudo, é uma solução que possibilita que gestores tomem menos decisões abruptas, com base em intuição, e foquem mais em dados reais, sólidos e claros.

Acompanhe o resto do conteúdo para entender ainda mais sobre como funciona o BI.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é um conjunto de soluções de análise que organizam a coleta, a limpeza, o processamento, a análise e o compartilhamento dos dados.

Ou seja, são inovações tecnológicas que encapsulam todo o processo de análise dos dados, a partir do momento em que eles são importados ao momento em que se tornam um relatório ou passam a integrar um dashboard.

Qual é o principal objetivo do Business Intelligence?

O Business Intelligence serve para análise e compartilhamento de dados. Ou seja, intenciona processar uma grande massa de dados brutos para encontrar padrões e tendências claras que facilitem a tomada de decisão.

Depois, ajuda a transformar os números em histórias a serem contadas para outras pessoas.

Para isso, a aplicação utiliza modelos de inteligência artificial e estatística, a fim de formatá-los e organizá-los para extrair valor. Destaca-se o uso de métodos e fórmulas matemáticas que ajudam a estudar e compreender os dados em um nível mais profundo.

Na estratégia de uma empresa, o BI funciona como um integrador de dados. Atua com outras soluções de armazenamento e análise, mas deve sempre coordenar esses esforços.

Quais são os benefícios do Business Intelligence?

Um dos pontos é a redução de custos. O BI pode ser usado primariamente para tornar as despesas menores e menos complexas, a partir da automação da análise de dados.

É possível tomar melhores decisões com relação a ações de marketing e decisões de negócio, por exemplo, de modo a evitar erros custosos.

Se a empresa precisar de uma decisão rápida para expandir o negócio ou abrir novas lojas, de modo a cumprir suas metas, o BI é muito útil.

benefícios business intelligence
Ele ajuda a organizar os dados e as informações geradas para que a empresa não tome a decisão errada e nem perca tempo.

Uma solução de BI é muito importante por conta da automação que propõe também. As soluções integradas permitem analisar e processar grandes massas de dados, mesmo os que aumentam em tempo real.

Ou seja, oferece uma capacidade de análise maior do que a equipe humana poderia lidar, sem erros e imprecisões.

Outro ponto é o fato de que os sistemas de BI tendem a focar bastante em acessibilidade. Muitos deles são self-service, como se chama no ramo: aplicações que podem ser usadas por pessoas não técnicas também.

Desse modo, qualquer pessoa pode integrar dados e fazer uma análise com geração de gráficos e relatórios relevantes.

Essa facilidade é muito importante para que os times acompanhem as informações mais relevantes do seu setor e consigam se manter sempre atualizados.

Por outro lado, isso elimina a sobrecarga sobre o time técnico, responsável pela análise.

Esse ponto também representa maior facilidade de compartilhamento para todos os times, inclusive entre os departamentos.

Quais são os pilares do Business Intelligence?

Podemos separar os pilares do BI em 3 principais: coleta de dados, organização e monitoramento.

O primeiro pilar diz respeito à seção do BI que cuida da coleta. Integra tecnologias de ingestão de dados em estruturas de armazenamento, tecnologias que lidam com eles em tempo real, importação de outras soluções, compatibilidade em diversos formatos, etc.

O segundo pilar é a organização dos dados, que engloba a etapa de análise e preparação. Nesse caso, podemos mencionar a formatação, a esquematização, bem como a limpeza.

Por último, temos o pilar do monitoramento e do controle. Envolve a análise dos indicadores e um acompanhamento contínuo dos dados para garantir que as metas sejam cumpridas.

Como funciona o Business Intelligence?

Geralmente, o BI é uma grande plataforma para análise, sempre muito acessível e fácil de usar. Pode ser utilizada na nuvem ou como um software local.

O software permite ingerir dados com menus fáceis de utilizar. Por outro lado, gera uma análise rápida para permitir a manipulação: seja com criação de gráficos e exportação em forma de relatório, seja com filtragens.

Os filtros, aliás, ajudam a responder perguntas específicas da equipe sobre o que os dados dizem. É possível encurtar o campo de visão para ter uma melhor noção do que está acontecendo, de modo a inspirar melhores decisões.

como funciona business intelligence

Por exemplo, uma análise das vendas dos últimos 6 meses de uma empresa com várias lojas no país pode ser separada de acordo com alguns filtros: região, loja, tipo de produto, etc.

Assim, diminui-se o escopo para uma visão eficiente e otimizada.

Business Intelligence: exemplos

A inteligência do BI pode ser aplicada em diversos âmbitos. Muitas empresas adotam essa solução para melhorar o marketing, por exemplo, com análise profunda das campanhas e ações.

Por outro lado, há também exemplos de uma análise estratégica a nível de gestão também. Decisões maiores, como a abertura de lojas ou o foco em determinadas regiões, podem ser estruturadas com o apoio de um BI.

Nesse caso, a empresa pode alimentar a solução com dados geográficos para uma análise focada em mapear regiões e oportunidades.

Ferramentas de Business Intelligence

Algumas ferramentas conhecidas são o Power BI e o Tableau. Ambas são muito similares, pois trazem a filosofia do self-service e são acessíveis para diversos dispositivos diferentes.

Saiba como usar a inteligência de negócios a seu favor com as soluções da Geofusion!

O Business Intelligence é uma solução que permite controlar a entrada e o processamento dos dados com eficácia e agilidade. Assim, ajuda a reduzir custos, aumentar a precisão nas escolhas, gerenciar dados em tempo real e assegurar a competitividade do negócio.

Nova call to action

Tags
Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing