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Análise de Mercado: Etapas e Como Fazer em 5 Passos

Como saber o que você precisa fazer para entrar em um novo mercado? Gestores certamente gostariam de informações claras sobre isso sempre que desejam expandir seus negócios, pois assim economizam tempo e evitam erros.

Uma ferramenta que ajuda nesse momento de indecisão é a análise de mercado. É uma avaliação que visa ajudar as empresas a tomarem melhores decisões, de modo a maximizar a lucratividade.

Com uma compreensão de como o mercado opera e como sua dinâmica funciona, é possível otimizar as ações e enfrentar os possíveis riscos sem dificuldades.

Saiba mais sobre esse tema tão relevante para você e sua empresa.

O que é análise de mercado?

A análise de mercado é um estudo dos clientes, dos concorrentes, dos fornecedores e de outros aspectos para aprender como funciona um segmento. Assim, busca levantar a viabilidade de investir ou de sobreviver nele.

É uma avaliação que pode ser feita antes que uma empresa decida começar a vender algo ou expandir para um novo nicho. Possibilita um diagnóstico completo das oportunidades, dos riscos e das forças daquele segmento.

Assim, a empresa pode definir seu posicionamento, entender como impactar os clientes e saber como obter sucesso.

A análise compreende precificação, tamanho do mercado, o custo de aquisição de clientes, investimento inicial, potencial de venda, velocidade de entrada, etc.

Com esses dados em mãos, a empresa saberá que preço praticar, como se esforçar para atingir seus clientes, quanto será necessário para começar, quais as expectativas de conversão e vendas e em quanto tempo estará sólida.

Por que fazer uma análise de mercado?

A análise é essencial para jogar luz em aspectos determinantes e cruciais para chegar aos resultados que se espera. Primeiro porque as expectativas podem ser retrabalhadas, a partir do que se aprende no estudo.

Você conseguirá entender o quão difícil é entrar em um mercado, para então definir o esforço necessário. Poderá definir as metas ideais e os prazos, tudo de acordo com a realidade.

porque fazer uma análise de mercado

A análise de mercado ajuda a evitar retrabalho, uma vez que aumenta a precisão das ações e otimiza o planejamento. Além disso, gera melhores decisões, pois oferece os insights necessários para que os gestores saibam o que fazer.

A marca é capaz de melhorar a experiência do seu cliente, com base no estudo sobre eles e sobre os concorrentes. Da mesma forma, pode-se buscar as melhores estratégias que já estão sendo aplicadas por concorrentes.

No geral, há um considerável aumento de vendas, com a empresa aproveitando sempre suas oportunidades.

Vale citar também que essa previsibilidade inclui um mapeamento completo dos riscos. É viável entender melhor as dificuldades e os pontos arriscados em um dado segmento para trabalhar em cima disso, com o objetivo de combater essas ocorrências.

Quais são as etapas da análise de mercado?

Primeiro, a empresa define os métodos de pesquisa e análise. Você pode fazer uma pesquisa de mercado com formulários, por exemplo, ou estudar dados em massa com uma plataforma de análise de dados.

Ademais, há situações em que é interessante buscar um viés de análise geográfica, para identificar potencial de consumo em certas regiões e estudar a localização ideal para certos investimentos.

Em seguida, a empresa de fato estuda esses dados para buscar os padrões escondidos, os insights preciosos e as informações significativas. 

Logo depois, é hora de interpretar o que foi analisado e levantar ideias para planos de ação com base nisso. Também é necessário compartilhar essas informações com as outras pessoas.

Análise de mercado: Como fazer?

Neste tópico, a ideia é fornecer guia de como fazer uma análise de mercado. Confira com atenção!

1. Estude o público

O público constituiu uma parte importantíssima do estudo. Afinal, eles são o objetivo a alcançar, o alvo que você deseja acertar.

É crucial estudar as pessoas, entender suas motivações para comprar, suas objeções, entre outros fatores.

Faça análises demográficas, psicográficas, comportamentais para aprender: idade, raça, gênero, profissão, escolaridade, sonhos, ambições e postura diante das marcas. Então, a equipe pode ainda dividir grupos, segmentar a base e estudar os clientes a partir de filtros.

Entenda quais são as expectativas dos consumidores e o que pode surpreendê-los. Saiba também como as marcas estão posicionadas na mente desses clientes também.

2. Estude os concorrentes

O benchmarking é uma etapa crucial da análise de mercado, pois permite compreender o que os concorrentes têm feito, se acertam ou erram. É importante para levantar ideias sobre o que tentar e o que não tentar.

estude os concorrentes

Estude o posicionamento dessas empresas e descubra como apresentar as suas soluções. Saiba como a proposta de valor das marcas se encontra com o que o cliente já espera, para estudar como se dá essa relação.

Também identifique soluções inovadoras e os resultados associados. Analise tudo criticamente para pensar em pontos positivos e negativos.

3. Estude fornecedores

Outro ponto é a análise dos fornecedores, nos casos de mercado que envolvem esse tipo de player. Descubra o papel deles e a importância para o funcionamento das operações. Entenda as inovações e busque os resultados.

4. Analise os preços

Ao entrar em um mercado, é preciso levantar a precificação e a forma como isso já é feito. A partir dessa compreensão, a marca conseguirá tomar decisões sobre seus preços e entenderá como pode se alinhar ao mercado.

Pode descobrir até como surpreender e encantar os clientes com ofertas e promoções.

Para compreender os preços, a empresa terá que assimilar aspectos estruturais, como os custos de produção e o impacto de soluções para reduzir esses gastos.

5. Faça projeções

Com os dados que você já tem sobre o desempenho do mercado, é interessante fazer algumas projeções estatísticas para estudar cenários futuros. Assim, você pode se preparar para situações eventuais e traçar planos de ação específicos.

Como a Geofusion facilita sua análise de mercado

A Geofusion possui expertise com análise de dados de geomarketing. Dessa maneira, a empresa aplica as melhores táticas para ajudar seus parceiros a entender as oportunidades e os riscos em cada cenário.

Com isso, os gestores são capazes de tomar melhores decisões e impulsionar seus resultados. É possível saber quais regiões são mais lucrativas para investir, por exemplo.

A Geofusion ajuda a sua empresa na coleta e interpretação de dados para que você não perca tempo nem precise de retrabalho. Sua organização só precisará focar nos aspectos centrais do seu trabalho e pode confiar em obter melhores dados para acertar sempre.

Conclusão

Uma boa análise de mercado fornece um diagnóstico completo de como funciona um segmento para que empresas saibam como investir. Assim, é possível entender as oportunidades e os riscos para tomar uma decisão consciente.

 

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