SoluçõesCasesAcademiaBlogTalentosInstitucional
Indústria de Bens de Consumo

4 fontes de informação para apoiar seu planejamento de vendas

Não há como elaborar um planejamento de vendas eficiente sem informações confiáveis e atualizadas. A teoria é simples, mas, diante da imensa quantidade de informações disponíveis no mercado, o que selecionar para a sua análise de mercado? Para ter êxito nessa tarefa, você precisa familiarizar-se com conceitos específicos e fontes de pesquisa. Eis aqui algumas delas.

IBGE

Por ser a instituição encarregada de realizar o Censo Demográfico a cada dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é a principal autoridade do país no que se refere a informações sobre a população. Com os dados do órgão oficial é possível conhecer idade ou renda dos moradores de um município, por exemplo, e assim entender onde está seu público-alvo ou mesmo apoiar o cálculo de potencial de mercado. Há ainda plataformas de geomarketing que processam os dados do IBGE e conseguem descrever esses dados para cada quarteirão do país. É uma ferramenta poderosa para quem precisa de informações seguras no apoio a tomada de decisões.

Ministério do Trabalho

Além do Ministério do Planejamento, que abriga o IBGE, também a pasta do Trabalho produz estatísticas relevantes sobre o país que podem ser úteis para sua análise de mercado. O principal estudo do MTE é a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que anualmente elabora um panorama sobre o mercado de trabalho do país, atualizando dados como volume de empresas e empregados por setor de atividade, porte da empresa e remuneração média do trabalhador. É um bom caminho para você entender a economia de uma cidade.

Geofusion

É uma das fontes privadas mais completas sobre pessoas jurídicas no Brasil. A Geofusion possui uma base atualizada diariamente, com mais de 18 milhões de empresas cadastradas de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o CNAE, que informa o ramo de atividade. Há diversas informações disponíveis, como porte, faturamento presumido e risco de inadimplência. Esses dados podem facilitar tarefas como a prospecção e a estimativa do potencial de mercado.

Fontes acadêmicas

Inovações alcançadas ao redor do mundo são rapidamente patenteadas e têm seu uso restrito, mas a produção de conhecimento em universidades de diversos países está disponível ao público. Sites como o norte-americano Jstor e o brasileiro Scielo oferecem uma consistente base de dados atualizada frequentemente com estudos e descobertas de pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, e que podem servir de apoio a um planejamento de vendas sintonizado com o que pregam os precursores de nosso tempo.

Quer saber mais sobre como levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente. 

Nova call to action

Veja também

Indústria de Bens de Consumo
04.03.2021 | Por Victor Melo | 10 min

5 dicas de ações de vendas de Dia das Mães para indústrias

Leia mais
Varejo/Serviços
25.02.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Formatação de franquias: por que se orientar por dados

Leia mais
Saúde/Seguradora
18.02.2021 | Por Victor Melo | 10 min

Mercado de saúde: a importância de mapear dados no setor

Leia mais