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3 palestras inspiradoras para quem quer vender mais

Estar aberto a novas ideias para motivar uma equipe e encontrar soluções inovadoras faz parte de uma boa gestão comercial.

Acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo, o TED Talks é um evento itinerante que conta com palestrantes de diversas áreas do conhecimento.

Para times comerciais, há insights muito interessantes entre as centenas de vídeos do canal. Selecionamos 3 palestras que podem inspirar a você e a sua equipe.

Quer ajudar alguém? Fique quieto e escute!

O empreendedor Ernesto Sirolli tem uma dica para quem quer fazer negócio: abra os ouvidos.

Segundo o italiano, que ajudou a desenvolver projetos na África, na Ásia e na Oceania, a tendência do investidor externo é agir como portador da solução ideal.

O mesmo pode acontecer com técnicas de vendas antiquadas: “eis o produto ideal que você sempre precisou e não sabia”.

Para Sirolli, o segredo é não agir como salvador da pátria, mas escutar os problemas e sugestões de quem quer evoluir. Para então trabalhar conjuntamente nas soluções de cada um.

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 A chave para o sucesso? Determinação

Quando se tornou professora de uma escola pública em Nova York, Angela Lee Duckworth percebeu que o Q.I. não era o principal determinante do desempenho de seus alunos.

 

Na faculdade de psicologia, ela realizou pesquisas para avaliar qual era então o grande indicador de sucesso, não apenas na escola, mas em diversos ambientes sociais, da Academia Militar à gestão comercial de grandes empresas.

A resposta: determinação.

Na palestra, ela explica como chegou a essa conclusão, e o que é a “mentalidade de crescimento”, a crença de que a capacidade de aprendizado não é limitada, ou seja, que pode crescer com seu esforço. 

Falha inteligente para um mundo em rápida evolução

“Alguém ou alguma coisa mudou as regras de como funciona nosso mundo”, diz o professor de negócios Eddie Obeng nesta palestra.

Segundo ele, temos o enorme desafio de adaptar nossos hábitos para esse novo mundo. A gestão comercial das empresas, as técnicas de vendas, enfim, as respostas que dávamos antigamente não são suficientes no século XXI.

“As companhias fazem seus caros executivos passarem anos preparando cuidadosamente previsões e orçamentos que estão obsoletos antes mesmo de serem publicados”, ele diz.

A sugestão de Obeng é uma nova abordagem diante do erro – porque se antes havia respostas certas, hoje é preciso criatividade para encontrar soluções. E, nessa busca pelo certo, errar é fundamental.

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